A Technology Review, do MIT, fez uma estimativa.
O termo “Web 2.0” morrerá de uma vez por todas em outubro de 2012.
Desde 2008, o jargão vem caindo em desuso. O termo foi muito utilizado entre 2005 e 2008.
Hoje, olhando para trás, a gente percebe que a chamada “Web 2.0” era muito mais sobre volume.
Comunicar-se e compartilhar, entrar em contato diretamente com celebridades/políticos/executivos, ter autonomia, colaborar remotamente, publicar e ler informações em primeira mão e em tempo real, organizar mobilizações online, todos esses tipos de experiências e fenômenos sempre existiram na internet. Idem para as plataformas de redes sociais (com outro nome, mas elas estavam lá).
O período de 2005/2008 marcou o momento em que essas coisas deixaram de ser de nicho e passaram a ser vivenciadas/utilizadas por uma grande quantidade de usuários.
Ou seja, foi o primeiro momento em que a internet passou a realmente a ser usada como plataforma de comunicação por um grande volume de usuários.
Hoje, por exemplo, plataformas de rede social fazem parte do cotidiano de muitas pessoas e proporcionam o mesmo tipo de experiência há 10 anos (mas que era vivenciado por poucos).
O que era “apenas de nicho” passou a fazer parte do dia a dia de um grande volume de pessoas.
Veja também: Tecnologias pré-Twitter e Facebook continuam firmes e fortes

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