Novo Twitter deixa evidente diferenças com o Facebook

O Twitter anunciou diversas mudanças em sua interface. A mais imediata é que, em vez de ser redirecionado para outro lugar, o usuário poderá ver o conteúdo de fotos e vídeos postados diretamente no site do Twitter, na versão web (imagem acima).

Com as modificações, fica claro que o Twitter deseja que os seus usuários utilizem mais a versão web do serviço de microblogging e permaneçam mais tempo nela.

Melhor para os anunciantes. Um tweet patrocinado, por exemplo, poderá vir acompanhado de um vídeo que será visualizado na própria página do Twitter.

Essa posição do serviço de microblogging não é nenhuma surpresa. Já há algum tempo, o Twitter dá sinais de que quer controlar melhor a experiência do usuário com a ferramenta. Quanto mais pessoas utilizam aplicativos para acessar o Twitter, a relação entre o usuário e o serviço de microblogging fica ainda mais dividida entre a empresa que gerencia o aplicativo e o Twitter. Às vezes, isso pode se tornar uma eterna queda de braço.

Num primeiro momento, acredito que o novo visual vai dividir um pouco os usuários. Alguns vão sentir saudades do visual minimalista, mais simples; outros, vão deixar seus aplicativos de lado e utilizar a versão web do Twitter.

Ao acompanhar as modificações, algumas pessoas estão falando que o Twitter ficou mais próximo do Facebook. Para mim, a sensação é justamente contrária.

O que o novo Twitter deixa mais evidente é a diferença dele com o Facebook.

Apesar de não produzir nenhum conteúdo e grande parte das informações que circulam pelo Twitter poderem ser encontradas em outros lugares, o serviço de microblogging se vê como uma empresa de conteúdo, uma plataforma de mídia.

As pessoas utilizam o Twitter, antes de tudo, por causa do conteúdo.

Isso ficou bem claro em uma recente declaração de Kevin Thau, vicepresidente de negócios corporativos do serviço de microblogging. Segundo ele, o Twitter não é uma rede social, seu foco não é conectar pessoas. As pessoas vão ao Twitter para encontrar informações, conteúdo.

Ou seja, um posicionamento diferente do Facebook, que se vê bem mais como uma empresa de comunicação do que de conteúdo. Historicamente, o Facebook se posiciona como uma plataforma de rede social, uma ferramenta de comunicação. Sua missão é conectar pessoas, fornecer o máximo de ferramentas para que as pessoas possam se comunicar, conversar (não será nenhuma surpresa se, em breve, o Facebook anunciar um serviço de voz).

O Twitter, ao contrário, apesar de não mencionar isso publicamente, se coloca agora como uma empresa de conteúdo e vai pelo caminho mais difícil nas mídias digitais – monetizar conteúdo.

Veja também: Estamos “cadastrados” em redes sociais desde pequenos

Crédito das imagens: Chris Messina

18 respostas para “Novo Twitter deixa evidente diferenças com o Facebook”.

  1. Falou tudo, a parte mais difícil das mídias sociais é monetizar conteúdo.

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    1. Pensei na mesma coisa quando vi.

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  2. Tiago!

    Ótimo post, MAIS UMA VEZ! Então, com relação ao twitter achei que ele ficou mais próximo do facebook. Assim que puder acessar o novo layout, caso me agrade, deixarei de utilizar o já saudoso, Echofon.

    abs

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  3. Realmente ficou muito bom. Acredito que so faltou um encurtador automático de url. [como ja existe nos apps tipo Seesmic Desktop] . O acesso do Twitter pelo site representa 78%. Veja o gráfico: http://post.ly/xcnt

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  4. Na minha opinião, a interface da integração multimídia do 'novo' twitter está muito parecida com a do saudoso Google Wave. Mas acho que diferente do que aconteceu com o produto da Google, esse vai dar certo. Abraço e excelente post.

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  5. Eu gostei, especialmente pela visualização built-in de conteúdos. No mais, queria um sistema melhor de acompanhar replies…

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  6. Definitivamente, o twitter é para conteúdo. Busco e divulgo informações que considero relevantes na minha área de atuação que é design gráfico. O Facebook, uso para contatos pessoais, amigos.

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  7. Eu gostei do novo twitter e não vou sentir nenhuma falta do antigo.

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  8. Como o Twitter não é nada besta, aproveitou as inovações feitas por outros serviços que integram a rede, como Seesmic e TweetDeck, para concluir as mudanças. Que, aliás, ficaram boas.

    Também achei que essa nova interface tem um formato mais adequado para ser utilizado em tablets, como iPad, dando-lhe uma característica mais horizontalizada. Pelo menos, foi o que achei, ainda não testei.

    Abs!

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  9. é verdade que precisa receber um "convite" lá das desenvolvedores para usar o novo twitter? ou o antigo será atualizado normalmente?

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    1. Não. A atualização acontece normalmente.

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  10. Gosto muito do visual do twitter tradicional, porém gostei da idéia de ver o conteudo dos link que são postado dentro da própria pagina do microblog, tudo é questão de adaptação…

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  11. :O o ig me twitto! bom post como sempre =D

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  12. Tô com problemas com o plano de fundo do meu twitter, ontem eu tentei clikar no Link Change background image no design e não abria , não acontecia nada, e hoje eu fui colokar na casa de uma colega e abriu, ficou normal. Só que quando cheguei aqui em casa meu plano de fundo não está aparecendo, e o link Change background image agora da pra clikar, mais quando ponho o plano , não aparece nada, fica tudo preto . Tem solução esse problema, se tiver me ajude por favor? Obrigada =)

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  13. […] maior mudança se deu no ano passado quando o Twitter se assumiu como uma empresa de conteúdo. Na época, Kevin Thau, vice-presidente de negócios da rede de microblogs, afirmou que o Twitter […]

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  14. […] Em 2009, mais ou menos, o Twitter também entrou em crise. Começou a crescer e não sabia se era uma empresa de tecnologia, plataforma de rede social ou de conteúdo. Em 2010, Kevin Thau, vicepresidente de negócios corporativos do serviço de microblogging, bateu o martelo – o Twitter não era uma rede social, mas uma empresa de conteúdo. […]

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  15. […] que tinha boa parte de seu conteúdo apresentado nos primeiros resultados das buscas. Desde que se assumiu como uma empresa de conteúdo e, deste modo, viver exclusivamente de publicidade, o Twitter necessita de pageviews para rechear […]

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