O hype do Tumblr no jornalismo

“Parece que todos esses caras estão ansiosos para experimentar plataformas emergentes”

Dessa forma, meio descontraída, David Karp, 24 anos, criador da plataforma de publicação Tumblr, reagiu aos números que chegaram às suas mãos. Em menos de 15 dias, 20 tumblrs foram criados por importantes publicações nos EUA.

NYTimes promete lançar um em breve. As revistas Newsweek, Vice, LIFE, New Yorker, Elle e o portal Huffington Post já estão com os seus tumblrs no ar.

De que existe uma recente onda de uso do Tumblr no jornalismo lá fora não há dúvidas. Mas, sinceramente, com exceção da Newsweek (comentei aqui sobre o uso), ainda não vi nenhuma utilização muito diferenciada da ferramenta por parte dessas publicações.

Por enquanto, parece que tudo ainda está numa fase bem experimental.

Em 2008, utilizei o Tumblr pela 1ª vez durante a cobertura da primeira Campus Party Brasil. É um sistema de publicação parecido com uma mistura de WordPress e Twitter, mas com diversas particularidades que essas publicações precisam estar atentas.

Entre elas, a interação/diálogo com a audiência é um pouco diferente  – se dá principalmente pela atividade de “reblogar” um post, equivalente a “retuitar” uma mensagem no Twitter.

Meu tumblr está em tiagodoria.tumblr.com, mas atualmente utilizo para fazer lifestreaming.

Veja também: Recado da Google aos jornais

8 respostas para “O hype do Tumblr no jornalismo”.

  1. Se eu não me engano, inclusive o WordPress, está trazendo essa interação de "reblogar" automaticamente para o wordpress, se isso acontecer de forma massiva e com uma boa interação, pode acabar com esse crescimento emergente do Tumblr

    Curtir

    1. Bem lembrado, Gabriel. O WordPress adotou essa funcionalidade de "reblogar". http://en.blog.wordpress.com/2010/06/01/we-all-li

      abs

      Curtir

  2. Tiago, apesar do WordPress ser a plataforma mais conhecida – e mais poderosa – é pela própria simplicidade da proposta do Tumblr que parece ter cativado a audiência. Eu mesmo colaboro em diversos blogs que utilizam o WordPress mas optei pelo Tumblr para lançar o meu projeto pessoal (http://visualoop.tumblr.com/).

    Talvez seja algo meio "anti-wordpress", mais até do que o fato de uma ser melhor do que a outra. Acredito que o Tumblr inovou com uma proposta mais Web 2.0, onde além do reblogar existe a questão do seguir – uma métrica bem mais interessante e reveladora do que as do Analytics (que dá para inserir no Tumblr, claro) ou as do WordPress.

    Por enquanto, eu recomendo o Tumblr para projetos pequenos, que não necessitem de todo o aparato que o WordPress oferece, em termos de plugins, por exemplo.

    Continuação de um ótimo trabalho!

    Curtir

    1. Com certeza, acredito até que os dois geram expectativas diferentes. No caso do Tumblr, vejo as pessoas utilizarem de forma monotemática (o que acho bem interessante) – um tumblr somente sobre bolsas, outro somente sobre pessoas que dormem no metrô e assim por diante. Acredito que, no final, as duas têm espaço dependendo do que você deseja com uma ferramenta de publicação.

      abs

      Curtir

  3. Oi, Tiago! A Info agradeceu a inspiração? http://info.abril.com.br/noticias/internet/revist

    Curtir

    1. Putz, os caras até hoje têm medo de linkar para as fontes.

      Pior que eles não fizeram link nem para o Business Insider, de onde tiraram parte das informações.

      abs

      Curtir

  4. […] também: O hype do Tumblr no jornalismo Enviar por […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Filipe Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *