“Parece que todos esses caras estão ansiosos para experimentar plataformas emergentes”
Dessa forma, meio descontraída, David Karp, 24 anos, criador da plataforma de publicação Tumblr, reagiu aos números que chegaram às suas mãos. Em menos de 15 dias, 20 tumblrs foram criados por importantes publicações nos EUA.
NYTimes promete lançar um em breve. As revistas Newsweek, Vice, LIFE, New Yorker, Elle e o portal Huffington Post já estão com os seus tumblrs no ar.
De que existe uma recente onda de uso do Tumblr no jornalismo lá fora não há dúvidas. Mas, sinceramente, com exceção da Newsweek (comentei aqui sobre o uso), ainda não vi nenhuma utilização muito diferenciada da ferramenta por parte dessas publicações.
Por enquanto, parece que tudo ainda está numa fase bem experimental.
Em 2008, utilizei o Tumblr pela 1ª vez durante a cobertura da primeira Campus Party Brasil. É um sistema de publicação parecido com uma mistura de WordPress e Twitter, mas com diversas particularidades que essas publicações precisam estar atentas.
Entre elas, a interação/diálogo com a audiência é um pouco diferente – se dá principalmente pela atividade de “reblogar” um post, equivalente a “retuitar” uma mensagem no Twitter.
Meu tumblr está em tiagodoria.tumblr.com, mas atualmente utilizo para fazer lifestreaming.
Veja também: Recado da Google aos jornais

Deixe uma resposta para TSSVeloso Cancelar resposta