Para mim, esse é o conceito que está mais forte por trás do fato das revistas estarem preparando versões para e-readers. O conceito não é novo (as tais versões para CD-Rom podem ter esbarrado lá), mas a vinda dos e-readers ao mercado, principalmente iPad, neste primeiro semestre de 2010 promete acelerar esse processo – de ver as revistas como softwares.
Aliás, a grande relevância do iPad não está em substituir o papel como suporte para leitura, mas em transformar as publicações em softwares.
Um exemplo próximo é a CNN, que não trata o seu aplicativo para iPhone como uma mera transposição do site. O aplicativo não é a CNN na TV nem a CNN na web. É uma terceira coisa – a CNN como software, no caso um aplicativo para celular. Não é uma mera transposição. Não é sem motivos que o aplicativo possui várias “funções inteligentes” que permitem entregar conteúdo mais adaptado à ocasião e localização em que o usuário se encontra.
Esse conceito também está por trás da apresentação de John Makinson, diretor geral da Penguin Books, comentada há duas semanas, aqui, no blog, a respeito dos “livros-aplicativos” no lugar dos ebooks. De certa maneira, é o conceito de ver livros como softwares, no caso, aplicativos.
Por essas e outras, esse 1º semestre promete ser provocador para as editoras. Um exemplo de quanto o mercado está ansioso pelo lançamento do iPad foi dado por Alexx Henry. O fotógrafo produziu um vídeo conceitual sobre como poderia ser uma versão para iPad da Viv Mag.
Eu achei um pouco complexo e mais do mesmo, aproximando-se de “especiais multimídia” já existentes, mas acompanhado da questão tátil, de tocar na tela, nativa do iPad, pode causar outra experiência. Vale a pena dar uma olhada. Segue abaixo.
Veja também: O jornal que não é mais jornal
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