Como o Twitter e a TV se complementam

O NYTimes publicou uma matéria bem valiosa sobre o quanto a TV e a internet se complementam, principalmente quando acontecem grandes eventos, como finais de campeonatos de futebol ou debates políticos. Uma ajuda a alavancar a audiência da outra.

Durante a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver, por exemplo, uma em cada sete pessoas que assistia ao evento, ao mesmo tempo, navegava na internet. O Twitter, no caso, era utilizado como ambiente para discutir e opinar sobre o que estava sendo exibido na TV.

De certa forma, a TV Cultura proporcionou isso, quando, de forma pioneira, integrou o Twitter ao programa Roda Viva, lá em meados de 2008.

Além disso, a matéria cita algo que Bill Tancer analisa muito bem em seu livro Click. Sobre o quanto a TV pauta o que discutimos e buscamos na web.

Personagens ou programas que acabaram de ser exibidos na TV logo se tornam os assuntos mais populares em redes sociais e sites de microblogging. Ou seja, como tecnologia pode até estar ultrapassada (para alguns), mas como conteúdo a TV ainda é a grande referência.

Um exemplo dessa união entre TV e web foi dado pela emissora de TV NBC, que lançou o Tweet Tracker. Funciona como um “termômetro do Twitter”, mostra o que é mais discutido no serviço de microblogging a respeito dos Jogos de Vancouver, transmitidos ao vivo pela emissora.

Assuntos mais comentados tem letras e fotos maiores.

Sem dúvidas é uma forma “bem mais sexy” de mostrar o que está sendo discutido no Twitter do que a tradicional lista de trending topics ou apenas uma nuvem de tags, por exemplo.

A interface foi feita pela Stamen Design, mesma empresa que criou um agregador de mensagens do Twitter no último MTV Video Music Awards.

Veja também: Twitter vs caixas de comentários

12 respostas para “Como o Twitter e a TV se complementam”.

  1. Tiago, convenhamos que isso não é lá muita novidade, né mesmo? Basta um domingo de futebol na TV para vc confirmar essa integração. Vê na TV, comenta no twitter.
    De qquer maneira, acredito ainda que há uma falha nessa análise, pois é uma visão ainda um pouco antiquada, que de certa forma considera que o consumo de meios ocorre de forma independente. Não é preciso ser nenhum guru para notar que as coisas não funcionam mais assim e que o consumo de meios virou na verdade consumo de conteúdos disponibilizados sob as mais diferentes plataformas interagem entre si graças aos hábitos dos usuários que simplesmente ignoram as fronteiras de cada meio e sobrepõem cada vez mais meios e plataformas.

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    1. @Antonio

      Sim, não é nenhuma novidade. Desde antes do Twitter, se a gente for ver, as pessoas utilizavam as salas de chats para comentar programas que estavam passando na TV.
      O legal é que o Twitter despertou mais o pessoal para essa integração. Concordo com vc, o consumo ocorre de forma complementar. Conforme o Walter Lima, da Cásper, citou uma vez – “O ser humano não consome ‘mídia digital’ ou ‘tradicional’. Ele escolhe a informação de maior valor para ele e busca a informação onde o suporte for melhor”. É por aí mesmo.

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  2. Achei o post incrível! de fato, o comentário é uma realidade e o espaço na rede se tornou o mais novo ambiente de interação. Tiago, isso está acontecendo aqui em Manaus nesse exato momento. Na última segunda, tivemos o nome de uma vereadora daqui no TT brasileiro e muita gente não sabia quem era. O fato é que ela apresentou um programa que foi comentário geral no twitter, de Manaus é claro! Mesmo assim, era comum ver pessoas perguntando “quem é Mirtes sales?”
    Gostei muito do post! Vou ler a matéria no NYTimes!

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  3. A boa coisa da integração da TV com o Twitter é que o espectador tem a possibilidade de estar mais ativo. Era assim com o Roda Viva pelo menos. O Twitter servia como uma plataforma rápida de perguntas – e os jornalistas analisavam rapidamente as melhores para já fazê-las na hora ao entrevistado.

    Creio que esse complemento é algo rico, sim, pelo menos para a Televisão. No rádio, essa ferramenta também se mostra valiosa, devido a sua vantagem de ser inteiramente instantâneo, mais fácil de se fazer do que TV.

    Além do mais, o Twitter serve como uma ponte perfeita entre as mídias tradicionais e as novas mídias.

    Abs,
    Tiago

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  4. Vale citar também um exemplo mais próximo aqui. O GloboEsporte.com vem testando uma plataforma de transmissão ao vivo de jogos com livestream via Facebook e Twitter, já viu? Achei fantástico e mostra o quanto os dois se complementam. Deve ser testes para a Copa já. Veremos! abs!

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  5. Avatar de carlos E. pradella
    carlos E. pradella

    ola como posso conseguir sincronizar meu pc a tv.

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    1. É protótipo, o produto não está à venda.

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  6. […] quando a gente pensa em Twitter e TV lembra logo do uso do serviço de microblogging como “espaço de comentários“. A Al Jazeera foi além. Olhou para o Twitter como “plataforma de distribuição de […]

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  7. […] quando a gente pensa em Twitter e TV, lembra logo do uso do serviço de microblogging como “espaço de comentários“. A Al Jazeera foi além. Olhou para o Twitter como “plataforma de distribuição de […]

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  8. […] área de TV, ajudou a reforçar o conceito de 2 telas e de consumo simultâneo de conteúdo (comento no Twitter o que está passando na […]

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  9. […] grande parte dos EUA, o Twitter virou a caixa de comentários da TV. Para os telespectadores da costa oeste, o Twitter acaba sendo uma caixa de spoiler. Basta entrar […]

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  10. […] chama isso de “backchannel” – é onde ocorre toda a conversa simultânea sobre um programa enquanto é transmitido […]

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