Transmídia pode ser aplicada ao jornalismo

Nesta sexta-feira, aconteceu no Projac, na Rede Globo, uma palestra com Jeff Gomez, um dos pesquisadores pioneiros de transmídia.

Transmídia é um modelo de narrativa em que várias plataformas são utilizadas ao mesmo tempo para contar uma história.

No entanto, as plataformas são utilizadas de “forma inteligente“, sincronizadas, sem cair na redundância de conteúdo e com alto índice de participação das pessoas.

Avatar, Lost e Harry Porter são alguns dos produtos feitos em cima desse conceito.

Participei da palestra de forma online e uma das dúvidas que sempre tive (e que acredito seja de outros profissionais que leem este blog) era se o modelo de narrativa transmídia poderia ser aplicado ao campo do jornalismo. Jeff respondeu à minha pergunta e disse que sim, é possível.

“Sim, recentemente fui consultado pela Turner e muito do que disse foi especialmente para a CNN, com o tema jornalismo. A essência é a habilidade de converter histórias, de um jeito que fará você esperar o comercial para ver o que acontece e até tomar ações.

Mas acho que a principal coisa que pode ajudar é permitir um diálogo mais estreito entre o espectador e o jornalista, e a empresa de comunicação. Quando há diálogo, é mais fácil fazer mudanças”.

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4 respostas para “Transmídia pode ser aplicada ao jornalismo”.

  1. Olá Tiago,

    Em 2007 tratei desse tema na minha pesquisa de graduação. Na época usei outro termo – convergência midiática – e me baseei sobretudo na bibliografia que temos sobre jornalismo na internet (Palacios é o grande nome brasileiro). Outra contribuição importante foi do Mark Deuze: ele havia expandido o multimídia para tratar não só do “multimídia convencional”, mas também como o conteúdo transmidiático.

    Caso possa interessa, posso disponibilizar o trabalho pro pessoal do blog.

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    1. @Rodolfo

      Oi Rodolfo,

      Você tem o link para a pesquisa? Fique à vontade para postar aqui.

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  2. Oi, Tiago,

    Estudo transmídia desde 2006 e sou fascinado pelo assunto, mas para que ele se torne popular, ainda é preciso (muito) mais tempo. Vendem transmídia como parte do nosso presente, como se fosse algo já usual, e definitivamente não é. Pode notar como os cases são poucos e se repetem. Devagar com o andor que o santo é de barro… 😉

    Bruno Rodrigues
    Consultor de Informação e Comunicação Digital ::

    Autor de ‘Webwriting – Redação & Informação para a Web’ [nova edição em breve] ::

    Instrutor de Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e exterior ::
    [ bruno-rodrigues.blog.br ]
    [ http://www.twitter.com/brunorodrigues ]

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  3. Transmídia? http://tinyurl.com/yhtj47s #mídia #internet #tecnologia #comunicação

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