Cinco "firulas" em sites de notícias em 2009

Está aí uma lista de algumas pequenas mudanças, detalhes, firulas que foram feitas em sites noticiosos neste ano. Separei 5, não necessariamente na ordem de importância:

hptwitter01

1) Twitter vira caixa de comentários no Huffington Post

O Huffington Post é um dos que mais experimenta novas ferramentas. Seu porte e a hipercompetitividade no mercado de notícias nos EUA forçam isso. Seguindo a ideia de que as pessoas estão fugindo das caixas de comentários, ao final de um artigo, antes da tradicional caixa de comentários, passou a existir um box que exibe os últimos comentários feitos no Twitter a respeito do assunto tratado no texto. Para mim, o site ficou bem mais ágil com esse recurso.

gawkerhashtags01

2) Gawker Media passa a utilizar #hashtags

Em 2009, a rede de blogs Gawker Media cortou sites e mudou a sua política de comentários. Adotou também nova interface e, semelhante ao Twitter, passou a utilizar #hashtags para categorizar as suas informações. Depois da mudança, ficou bem mais simples enviar uma dica para os blogs da rede. Basta digitar a mensagem em uma caixa de texto no topo do blog, acompanhada das #hashtags correspondentes, que também abriram espaço para que os leitores pudessem categorizar o conteúdo.

behomepers

3) Personalização na home do Brasil Econômico

O Brasil Econômico estreou em 2009 com a proposta de ser um novo jornal econômico. Além de utilizar o Issuu para visualizar a versão impressa, o site do jornal estreou com o recurso de personalização da home (semelhante à BBC). Alguns sites já adotaram essa funcionalidade, mas o Brasil Econômico se destacou por utilizá-la sem a necessidade de cadastro por parte do usuário.

mtv360_2009

4) Vídeo de 360º na MTV americana

Integrar o Twitter ou o Facebook com a transmissão ao vivo em vídeo de um evento não é mais novidade para grandes players, como as emissoras de TV CNN, CBS e MTV. Neste finalzinho de ano, a MTV americana inseriu em seu site a tecnologia IM Live, que permite assistir a transmissões ao vivo com vídeos em 360º. A tecnologia foi apresentada durante a premiação do Woodie Awards.

tmagazine

5) Fotos em tela cheia na T Magazine

Fornecer a opção de tela cheia para visualizar imagens não é uma ideia nova, mas a T Magazine, do NYTimes, a implementou de forma bastante elegante. Exemplo de que muitas vezes a questão não é ter uma ideia antes, mas sim executá-la bem.

Praticamente, toda foto do site passou a dar acesso a uma galeria de imagens relacionada em tela cheia. Além de maior apelo visual ao site, valoriza e aproveita bem mais o trabalho dos fotógrafos.

Veja também:
Cinco melhores blogs de 2008

13 respostas para “Cinco "firulas" em sites de notícias em 2009”.

  1. a do huffingtonpost segue a tendência do mercado, as twittadas, o famoso real time do twitter já iniciou no google e yahoo, agora é questão de tempo até ir conseguindo relevância e aparecer nas primeiras posições do google em algumas palavras.

    no “huffingtonpost” até no quesito real time eles priorizaram isso, fui ver a página do e os comentários estão lá em baixo. Comentar é algo mais pessoal, eu comecei a comentar nos blogs que frequento faz pouco tempo e prefiro isso ao invés de twittar, porém sei que muitas pessoas colocar no twitter e não comentam. Gostei do formato que aparece as twittadas, aparece as três últimas.

    Curtir

    1. @Alan David

      Também gostei do formato. Das 5 é a que mais gosto.

      Curtir

  2. Tenho usado o ChatCatcher para integrar as tuitadas ao conteúdo do wordpress. Quando funciona, é bom.

    É uma boa forma de facilitar o uso dos comentários e divulgar seu conteúdo. Difícil deve ser evitar spam.

    Curtir

    1. @Bender

      Eu uso o plugin Tweetbacks, mas tem o mesmo problema, funciona às vezes.
      http://wordpress.org/extend/plugins/tweetbacks/

      Curtir

  3. Me too ^.^
    A integração dos comentários do HP com o Twitter foi uma das melhores sacadas (é mais que firula, né? hehe). O Terra também experimenta algo nessa linha, com a TBox. Mas os comments do HP são todos pelo Twitter, né?

    Curtir

    1. @Ana Brambilla

      Os do HP são todos do Twitter. Mas eles mantiveram a “caixa de comentários tradicional”, logo abaixo do box com os comentários do twitter.

      abs

      Curtir

  4. Fiz um plugin para wordpress que exibe, no final de cada post, o que as pessoas estão falando no twitter sobre as tags do post. Por exempo, em meu blog fiz um texto falando sobre a palestra do Cardoso aqui em Salvador e as tags que utilizei neste post foram UNEB e BlogsBA, tudo que a galera vem falando sobre UNEB e BlogsBA aparece no final.

    Para quem quiser conferir: http://www.leobaiano.com/palestra-com-carlos-cardoso-em-salvador.html

    O plugin você pode baixar aqui:
    http://wordpress.org/extend/plugins/admiyn-juitter-wordpress-plugin/

    Uma pena que o plugin utiliza JS para trazer as noticias o que atrapalha a indexação das mensagens.

    Curtir

  5. Muito bom este post. O que gosto mais sao 1 e 2. Abracos

    Curtir

    1. @Francesco

      Obrigado! Abs

      Curtir

  6. […] Veja também: Cinco “firulas” em sites de notícias em 2009 […]

    Curtir

  7. […] Veja também: Cinco “firulas” em sites de notícias em 2009 […]

    Curtir

  8. […] Veja também: Cinco “firulas” em sites de notícias em 2009 […]

    Curtir

Deixe uma resposta para tiagodoria Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *