Está aí uma lista de algumas pequenas mudanças, detalhes, firulas que foram feitas em sites noticiosos neste ano. Separei 5, não necessariamente na ordem de importância:
1) Twitter vira caixa de comentários no Huffington Post
O Huffington Post é um dos que mais experimenta novas ferramentas. Seu porte e a hipercompetitividade no mercado de notícias nos EUA forçam isso. Seguindo a ideia de que as pessoas estão fugindo das caixas de comentários, ao final de um artigo, antes da tradicional caixa de comentários, passou a existir um box que exibe os últimos comentários feitos no Twitter a respeito do assunto tratado no texto. Para mim, o site ficou bem mais ágil com esse recurso.
2) Gawker Media passa a utilizar #hashtags
Em 2009, a rede de blogs Gawker Media cortou sites e mudou a sua política de comentários. Adotou também nova interface e, semelhante ao Twitter, passou a utilizar #hashtags para categorizar as suas informações. Depois da mudança, ficou bem mais simples enviar uma dica para os blogs da rede. Basta digitar a mensagem em uma caixa de texto no topo do blog, acompanhada das #hashtags correspondentes, que também abriram espaço para que os leitores pudessem categorizar o conteúdo.
3) Personalização na home do Brasil Econômico
O Brasil Econômico estreou em 2009 com a proposta de ser um novo jornal econômico. Além de utilizar o Issuu para visualizar a versão impressa, o site do jornal estreou com o recurso de personalização da home (semelhante à BBC). Alguns sites já adotaram essa funcionalidade, mas o Brasil Econômico se destacou por utilizá-la sem a necessidade de cadastro por parte do usuário.
4) Vídeo de 360º na MTV americana
Integrar o Twitter ou o Facebook com a transmissão ao vivo em vídeo de um evento não é mais novidade para grandes players, como as emissoras de TV CNN, CBS e MTV. Neste finalzinho de ano, a MTV americana inseriu em seu site a tecnologia IM Live, que permite assistir a transmissões ao vivo com vídeos em 360º. A tecnologia foi apresentada durante a premiação do Woodie Awards.
5) Fotos em tela cheia na T Magazine
Fornecer a opção de tela cheia para visualizar imagens não é uma ideia nova, mas a T Magazine, do NYTimes, a implementou de forma bastante elegante. Exemplo de que muitas vezes a questão não é ter uma ideia antes, mas sim executá-la bem.
Praticamente, toda foto do site passou a dar acesso a uma galeria de imagens relacionada em tela cheia. Além de maior apelo visual ao site, valoriza e aproveita bem mais o trabalho dos fotógrafos.
Veja também:
Cinco melhores blogs de 2008





Deixe uma resposta para Tiago Doria Cancelar resposta