Rupert Murdoch, diretor geral da NewsCorp (Fox, MySpace, WSJ entre outros), está longe de ser um “dinossauro que não entende nada de internet”.
Conforme comentei no post sobre a sua biografia, as declarações públicas de Murdoch são muito bem pensadas, existe toda uma questão de se posicionar no mercado.
Há duas semanas, o empresário disse que impediria o Google de indexar o conteúdo de seus jornais. Segundo ele, o Google “rouba” conteúdo dos jornais. Uma declaração meio contraditória se a gente levar em conta que Murdoch sabe da importância do tráfego vindo de buscas orgânicas, que depois pode ser revertido em receita. Nesta segunda-feira, veio o motivo de sua declaração.
Segundo o Financial Times, em informações não-oficiais, a News Corp estaria em negociação com a Microsoft. Murdoch tiraria o conteúdo de seus jornais do Google, que passaria a ser indexado somente pelo Bing, buscador lançado neste ano pela Microsoft.
O Bing, no caso, teria exclusividade de conteúdo e pagaria pelo conteúdo dos jornais em seu index. Ou seja, mais uma fonte de receita para os jornais.
É o tipo de estratégia que faz sentido se for feita em conjunto. Se todos os grandes jornais passasem a ser indexados somente pelo Bing, certamente o buscador da Microsoft ganharia outra relevância. Apenas um grupo de mídia exclusivo no Bing não teria tanto efeito.
Antes, Eric Schmidt, diretor geral da Google, afirmou que o conteúdo de jornais é muito importante para o Google. A busca do Google depende de boa informação, teria afirmado o executivo.
Para Murdoch, por sua vez, enfrentar o Google não seria absurdo. O barão da mídia enfrentou o lobby dos sindicatos na área de jornalismo nos anos 70. Um gigante que todo mundo achava que era imbátivel. Na cabeça de Murdoch, certamente, é apenas mais uma batalha.
No entanto, caso essa estratégia vá adiante, acredito que o grande teste não será para Murdoch ou a Google. Mas sobre a importância do conteúdo dos sites de jornais para os usuários de internet. Será que por causa desse conteúdo as pessoas mudariam de buscador?
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