Murdoch + Bing versus Google

Bing - buscador da Microsoft

Rupert Murdoch, diretor geral da NewsCorp (Fox, MySpace, WSJ entre outros), está longe de ser um “dinossauro que não entende nada de internet”.

Conforme comentei no post sobre a sua biografia, as declarações públicas de Murdoch são muito bem pensadas, existe toda uma questão de se posicionar no mercado.

Há duas semanas, o empresário disse que impediria o Google de indexar o conteúdo de seus jornais. Segundo ele, o Google “rouba” conteúdo dos jornais. Uma declaração meio contraditória se a gente levar em conta que Murdoch sabe da importância do tráfego vindo de buscas orgânicas, que depois pode ser revertido em receita. Nesta segunda-feira, veio o motivo de sua declaração.

Segundo o Financial Times, em informações não-oficiais, a News Corp estaria em negociação com a Microsoft. Murdoch tiraria o conteúdo de seus jornais do Google, que passaria a ser indexado somente pelo Bing, buscador lançado neste ano pela Microsoft.

O Bing, no caso, teria exclusividade de conteúdo e pagaria pelo conteúdo dos jornais em seu index. Ou seja, mais uma fonte de receita para os jornais.

É o tipo de estratégia que faz sentido se for feita em conjunto. Se todos os grandes jornais passasem a ser indexados somente pelo Bing, certamente o buscador da Microsoft ganharia outra relevância. Apenas um grupo de mídia exclusivo no Bing não teria tanto efeito.

Antes, Eric Schmidt, diretor geral da Google, afirmou que o conteúdo de jornais é muito importante para o Google. A busca do Google depende de boa informação, teria afirmado o executivo.

Para Murdoch, por sua vez, enfrentar o Google não seria absurdo. O barão da mídia enfrentou o lobby dos sindicatos na área de jornalismo nos anos 70. Um gigante que todo mundo achava que era imbátivel. Na cabeça de Murdoch, certamente, é apenas mais uma batalha.

No entanto, caso essa estratégia vá adiante, acredito que o grande teste não será para Murdoch ou a Google. Mas sobre a importância do conteúdo dos sites de jornais para os usuários de internet. Será que por causa desse conteúdo as pessoas mudariam de buscador?

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10 respostas para “Murdoch + Bing versus Google”.

  1. O Google acabará fechando um acordo com a News Corp Igual igual à AP e EFE. Não achas?

    Abraços!

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    1. @Bruno

      Pode ser que sim. Essa pressão de Murdoch talvez force um acordo.
      Talvez a intenção dele não seja tirar o conteúdo do Google, mas conseguir um vantajoso acordo com a empresa de busca.

      abs

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  2. Eu não acho que esse bing vá decolar não.

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  3. Olá, Bruno e Tiago!
    Discordo da opnião de vcs, pois um acordo desta natureza entre as empresas de Murdoch com o Google abriria uma discução sem precedentes entre o buscador e as outras gigantes da mídia internacional que também iriam pleitear a cessão de seus conteúdos mediante pagamento.

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  4. A decisão de mudar de buscador com certeza é regionalizada, posto que os assuntos mais buscados variam de país para país, região para região.

    Resta saber se o conteúdo dos jornais é indispensável para a parcela mais rentável dos internautas, notadamente dos EUA e da Europa, o que certamente seria perigoso para o Google.

    Na internet, qualidade de público vale muito mais que quantidade, portanto acredito que, constatada a importância das informações vindas dos grandes jornais, a tendência é do Google contra-atacar, fechando parcerias com jornais concorrentes àqueles que se alinham ao Bing.

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  5. Xará,

    Acho que isso vai acabar atraindo outros gigantes da mídia para fechar acordos bilionários de conteúdo.

    Por outro lado, é bom ver que outro buscador veio para competir com o Google porque, sinceramente, ele era praticamente um monopólio no serviço.

    Agora, o usuário terá um trabalho maior em procurar certos sites noticiosos caso não entre no buscador ‘certo’ para achar o que quer. Caso os acordos sejam fechados, eles devem informar os internautas de qualquer maneira.

    Abs!

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  6. Sinceramente, concordo com os amigos acima, e digo que haverá um acordo entre a News Corp e a Google. Porém, acho que a supremacia da empresa de Mountain View é tão grande no mercado de buscas, que esse boicote seria um prejuízo maior para os jornais do que para o Google.

    Acho que o buscador é uma coisa muito mais íntima do que os jornais, pois o usamos com mais frequência. E muitas pessoas nem saberão dessa atitude do Murdoch, logo, inconscientemente mudarão de jornal, e não de buscador.

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  7. “No entanto, caso essa estratégia vá adiante, acredito que o grande teste não será para Murdoch ou a Google. Mas sobre a importância do conteúdo dos sites de jornais para os usuários de internet. Será que por causa desse conteúdo as pessoas mudariam de buscador?”
    Os usuários buscarão os melhores resultados em suas buscas.
    Ademais, na verdade, o mercado de buscadores tende a se tornar mais concorrido (http://en.wikipedia.org/wiki/Web_search_engine, http://www.google.com/search?q=buscador&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.debian:pt-BR:unofficial&client=iceweasel-a)

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  8. Eu não sei do futuro mas sei que torço pelo Google porque o movimento de Murdoch, se verdadeiro o relato, é no sentido de fazermos, em algum momento, um pagamento maior pelas informações. Sou pela liberdade de ser informado e neste sentido a internet deu um “role” nos donos da informação.

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  9. […] impediria o Google de indexar o conteúdo de seus jornais. Rumores indicavam que ele fecharia um acordo de exclusividade com o Bing, buscador da […]

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