
Em primeiro lugar, 85% dos usuários do Twitter seguem amigos no site, depois celebridades (54%), familiares (29%) e empresas (29%). Essa é uma das conclusões de uma recente pesquisa da Participatory Media Network a respeito do Twitter, serviço web com maior crescimento. Ou seja, as pessoas preferem seguir amigos, pessoas, a empresas no Twitter.
Outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Universidade de Harvard mostra que 10% dos usuários do Twitter são responsáveis por 90% das mensagens. Cenário parecido a outras mídias, mais tradicionais, e plataformas de redes sociais, uma parte produz conteúdo e o resto apenas consome.
Achei os resultados das pesquisas um pouco óbvios (a 2ª é mais interessante). Ainda falta um estudo mais completo e focado no uso que as pessoas fazem do Twitter do que sobre quem elas seguem. Com essa onda de usar script para inflar o número de seguidores, esse aspecto sobre quem você segue ou por quem é seguido ficou meio distorcido no Twitter.
O que se percebe nos últimos tempos, não está em nenhuma pesquisa e já foi comentado é que, enquanto alguns profissionais buscam usos cada vez mais produtivos para o Twitter, as celebridades, principais responsáveis pela recente “mídia espontânea” em torno do site, usam a ferramenta para o que ela foi proposta desde o seu início – para falar o que estão fazendo neste momento.
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