Celebridades fazem Twitter voltar ao início

twittercelb

Em primeiro lugar, 85% dos usuários do Twitter seguem amigos no site, depois celebridades (54%), familiares (29%) e empresas (29%). Essa é uma das conclusões de uma recente pesquisa da Participatory Media Network a respeito do Twitter, serviço web com maior crescimento. Ou seja, as pessoas preferem seguir amigos, pessoas, a empresas no Twitter.

Outra pesquisa divulgada nesta segunda-feira pela Universidade de Harvard mostra que 10% dos usuários do Twitter são responsáveis por 90% das mensagens. Cenário parecido a outras mídias, mais tradicionais, e plataformas de redes sociais, uma parte produz conteúdo e o resto apenas consome.

Achei os resultados das pesquisas um pouco óbvios (a 2ª é mais interessante). Ainda falta um estudo mais completo e focado no uso que as pessoas fazem do Twitter do que sobre quem elas seguem. Com essa onda de usar script para inflar o número de seguidores, esse aspecto sobre quem você segue ou por quem é seguido ficou meio distorcido no Twitter.

O que se percebe nos últimos tempos, não está em nenhuma pesquisa e já foi comentado é que, enquanto alguns profissionais buscam usos cada vez mais produtivos para o Twitter, as celebridades, principais responsáveis pela recente “mídia espontânea” em torno do site, usam a ferramenta para o que ela foi proposta desde o seu início – para falar o que estão fazendo neste momento.

Veja também:
O que acontece quando as celebridades viram nerds

4 respostas para “Celebridades fazem Twitter voltar ao início”.

  1. É isso aí!
    Gosto do twitter por causa das mensagens instantâneas.
    A gente não perde tempo em escrever nem de ler o que as pessoas escrevem.
    Legal esse post.

    Curtir

  2. Tiago,

    Uma sugestão de suíte para esta matéria: como as celebridades deram ré no quesito interatividade utilizando o Twitter – hordas de fãs as seguem, mas são poucas as celebridades que respondem as mensagens. Voltamos, então, à era da interação, apenas (‘vocês me ouvem, mas eu não ouço vocês’)? Se é assim mesmo – as celebridades não têm tempo para interagir com os fãs, mas têm tempo para twittar, e muito – estamos dinate de um ‘nó’ na estrada da interatividade? Somos todos voyers, então?

    Bruno Rodrigues
    Consultor de Informação e Comunicação Digital ::

    Autor de ‘Webwriting – Redação & Informação para a Web’ [nova edição em breve] ::

    Instrutor de Webwriting e Arquitetura da Informação no Brasil e exterior ::
    [ bruno-rodrigues.blog.uol.com.br ]
    [ http://www.twitter.com/brunorodrigues ]

    Curtir

    1. @Bruno Rodrigues

      Sim essa questão é bem pertinente. Boa sugestão. Engraçado que algumas pessoas clamam por interatividade nos meios tradicionais, mas acham ótimo uma celebridade começar a utilizar o Twitter para, no final das contas, fazer o que ela sempre fez “vocês me ouvem, mas eu não ouço vocês” .

      E isso vai ao encontro daquela pesquisa da Wired que fala que as redes p2p, antes de revelarem novos talentos, servem mais para tornar as pessoas famosas mais conhecidas ainda.

      abs

      Curtir

  3. […] Veja também: Celebridades fazem Twitter voltar ao início […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Aabaca Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *