
Segundo a Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, a extensão mais baixada em todos os tempos para o navegador é a Adblock Plus, justamente uma que, durante a navegação, bloqueia as peças de publicidade na web. Foi baixada 49 milhões de vezes com uma média de 700 mil downloads por semana.
Baixar não quer dizer que vai utilizar, mas mesmo assim esses números causaram uma reação, que, nesta semana, forçou Wladimir Palant, criador da extensão, a fazer uma pequena modificação. Quando é detectado que você passa muito tempo em um mesmo site, uma mensagem pergunta se você quer mesmo bloquear a publicidade. Meio que para gerar um sentimento de culpa.
Segundo conta Farhad Manjoo, colunista de tecnologia da revista Slate, o motivo para as pessoas utilizarem a extensão nem seria tanto para bloquear os anúncios, mas por que sem a exibição daqueles banners todos e anúncios em flash, a navegação ficaria mais rápida (sinal de que temos que mudar a tecnologia dos banners?).
Para Manjoo, até pode ser anti-ético utilizar esse tipo de extensão, mas não ilegal, mesmo se for levado em conta o fato de que atualmente sem a exibição da publicidade muitos negócios se tornam insustentáveis na web.
Veja também:
Cada pessoa usa a extensão que merece
Deixe uma resposta para hfanti Cancelar resposta