Sem publicidade, a internet fica mais rápida

adblockplus

Segundo a Mozilla, desenvolvedora do navegador Firefox, a extensão mais baixada em todos os tempos para o navegador é a Adblock Plus, justamente uma que, durante a navegação, bloqueia as peças de publicidade na web. Foi baixada 49 milhões de vezes com uma média de 700 mil downloads por semana.

Baixar não quer dizer que vai utilizar, mas mesmo assim esses números causaram uma reação, que, nesta semana, forçou Wladimir Palant, criador da extensão, a fazer uma pequena modificação. Quando é detectado que você passa muito tempo em um mesmo site, uma mensagem pergunta se você quer mesmo bloquear a publicidade. Meio que para gerar um sentimento de culpa.

Segundo conta Farhad Manjoo, colunista de tecnologia da revista Slate, o motivo para as pessoas utilizarem a extensão nem seria tanto para bloquear os anúncios, mas por que sem a exibição daqueles banners todos e anúncios em flash, a navegação ficaria mais rápida (sinal de que temos que mudar a tecnologia dos banners?).

Para Manjoo, até pode ser anti-ético utilizar esse tipo de extensão, mas não ilegal, mesmo se for levado em conta o fato de que atualmente sem a exibição da publicidade muitos negócios se tornam insustentáveis na web.

Veja também:
Cada pessoa usa a extensão que merece

16 respostas para “Sem publicidade, a internet fica mais rápida”.

  1. Avatar de Marcelo Santos
    Marcelo Santos

    Não curto não, tem muita publicidade boa para deixar de ser vista

    []`s

    Curtir

    1. @Marcelo Santos

      Também não gosto, não uso a Adblock Plus. Pode até ficar mais rápido, mas muda o layout das páginas e, sem contar, que você pode deixar de ver muita propaganda que interessa.

      abs

      Curtir

  2. Uso a um bom tempo.
    Além de tornar a navegação mais rápida, ajuda a deixar a página mais limpa, evitando muitas vezes aqueles banners extremamente chatos que aparecem no meio do conteúdo que você quer ler.
    Isso sem contar aqueles anúncios de sites adultos, que são um incomodo, ainda mais quando voce está vendo este site com outra pessoa.

    Curtir

  3. O Adblock é uma ferramenta útil, acho que esta nova direção que o autor está propondo vai contra o propósito da coisa (se eu instalei é pq eu quero barrar ads, não ha razão para me perguntar), e se for levada adiante é questão de tempo até o projeto forkar.

    Aliás, esta é a maior virtude dos projetos open-source, quando o projeto começa a tomar um caminho que vc nao concorda basta clonar do ponto onde as coisas começaram a desandar e criar um novo 🙂

    Curtir

  4. Fabricio, não vejo assim não.. Eu uso o AdBlock porque costumo entrar em sites que nunca entro atrás de informações. Não ligo se aparecer propaganda no uol por exemplo (Acesso toda hora) .
    Enfim, achei a proposta do cara boa..

    Curtir

  5. No meu caso, detesto o formato Rich Media. É incomodativo e eu nem sou contra a publicidade. Desde que seja inteligente e interessante.

    Recebo o HuffPost via Google Reader e irritam-me as publicidades da newsmax.com que aparecem no fim, alternando entre a cara de Obama e a cara de Palin. Já cliquei algumas vezes, porque sei que é AdWords, só para os penalizar pelo incómodo!

    Tal como Seth Godin diria, o actual formato de publicidade online “is broken”!

    Curtir

  6. É muito importante existir uma opção para aqueles que se incomodam com a publicidade. Mas é preciso lembrar que sem a presença da publicidade, muitos conteúdos que achamos interessantes e costumamos acessar não existiriam ou não durariam.
    Particularmente não usaria essa extensão porque em certas situações (poucas, mas sempre úteis) vi propagandas na web que me interessavam. Porém acredito que os publicitários que criam peças para a internet devem repensar algumas dessas peças. Acho um absurdo que ainda exista aquelas pop-ups que cobrem o conteúdo que te interessa em momentos inoportunos.

    Não está diretamente relacionado ao seu post, mas achei um video interessante sobre a relação dos publicitarios e consumidores que ajuda ao pessoal da publicidade refletir sobre os interesses do seu público alvo

    Curtir

  7. Isto diz claramente que os merchans, que hoje ainda sou poucos, vai virar a melhor forma de publicidade. Propaganda em posts e comentários.

    Curtir

  8. Concordo com seu ponto de vista!

    Curtir

  9. Muito interessante o post e também muito valioso.

    Não vou discutir a respeito do Plugin, Utilidade, Velocidade que isto já está sendo debatido.

    A principal questão é a sustentabilidade.

    Até que ponto isso é positivo? Publicidade nos portais é a sua maior fonte de renda, com isso consegue contratar pessoas, desenvolver novos projetos e conseqüentemente fazer conteúdos interessantes.

    A questão é:

    Os anunciantes conseguirão viver sem publicidade na internet pois existe outros meios off que dão este suporte. Já os portais, conseguirão viver sem os anunciantes?

    Curtir

  10. Deixem de hipocrisia. Quem quer ver propaganda, nao usa, quem nao quer, usa. Ficar perguntando se eu quero mesmo bloquear a propaganda eh ridiculo. Nao vou mais atualizar meu adblock plus, e assim que surgir uma alternativa tao eficiente quanto, vou mudar de extensao.

    Curtir

  11. […] nisso, instalei o Adblock Plus, por indicação do Mojo. Concordo que seja sacanagem olhar um site sem ver os sites sem ver a publicidade, afinal, como diz ali no […]

    Curtir

  12. esse ABP é útil mesmo pra quando se está vendo pornografia. heh.

    Curtir

  13. […] Veja também: Sem publicidade, a internet fica mais rápida […]

    Curtir

  14. […] Veja também: Sem publicidade, a internet fica mais rápida […]

    Curtir

  15. ISSO É MARAVILHOSO!!!

    ODEIO PUBLICIDADE NA INTERNET, SOMOS OBRIGADOS A CONVIVER E VER PUBLICIDADE, PROPAGANDAS, PORQUE NÃO BLOQUEA-LÁS???

    Curtir

Deixe uma resposta para Tiago Doria Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *