#Fail para a integração do Twitter

Twitter

Entre os vários experimentos de integração do Twitter com outros sites, um que não deu certo foi o do Telegraphy, jornal que sempre foi entusiasta da utilização da ferramenta de microblogging (eles colocaram o Twitterfall ligado na redação em um telão).

Na página de economia do jornal, foi colocado um widget do Twitter (imagem abaixo) onde apareciam somente as mensagens do Twitter que tivessem a hashtag #budget. A intenção era discutir o orçamento britânico. Um videochat ou um fórum poderiam ser uma melhor saída, mas o Telegraphy continuou mesmo asssim.

O problema é que ao saberem que as suas mensagens apareceriam na página do jornal, usuários do Twitter começaram a enviar mensagens junto com a hashtag #budget com informações que nada tinham a ver com a discussão. No final, a discussão do orçamento não ocorreu.

Foi, mais ou menos, o que aconteceu com a página de scraps da Katilce, no Orkut, depois do show do U2 no Brasil (lembra?). Havia gente anunciando coisas para vender, outros aproveitando para dar um recado, fazer declaração de amor etc. O jornal tirou o widget do ar.

Telegraphy

Para alguns, o Telegraphy superestimou a maturidade dos usuários do Twitter. Para outros, tudo não passou de um primeiro experimento.

Neste sentido, o escritor Nicholas Carr publicou um post – depois do flashmob, existe o hashmob, que é uma espécie de flashmob no Twitter, uma grande parte dos usuários combina de forma espontânea a utilizar uma única hashtag.

Crédito das imagens: webdesigner depot e guardian

Veja também:
Twitter até no telão da redação

6 respostas para “#Fail para a integração do Twitter”.

  1. Já houve um hashbomb no Brasil, durante a ação da LG para promover o celular Renoir junto a alguns bloggers. Foi criado um livestreaming via Blogblogs, e muita gente contrária à ação aproveitou o fato de que todos tweets com a hashtag #renoir apareciam no livestreaming para sacanear a LG e os bloggers participantes.

    []’s!

    Curtir

    1. @Rodrigo P. Ghedin

      Bem lembrado.

      abs

      Curtir

  2. Por incrível que pareça, eu compreendo a travessura da galera. Veja bem… houve algum acordo prévio entre o twitter e o jornal? O jornal estava pegando informação gratuita do twitter através dos seus usuários.

    Ainda mais com uma hashtag como budget, e se não me engano, há um site baseado no twitter só com profissionais economistas. Colocar widgets somentes dessas pessoas era um passo ótimo! Aí sim a discussão fluiria melhor.

    Posso estar enganado, mas imaturidade pode ter sido a do jornal em utilizar esse serviço dessa forma.

    Curtir

    1. @Charles Fernando

      Concordo com você, acho que faltou maturidade do jornal. Um fórum seria melhor.
      E a escolha da hashtag foi bem ruim, #budget é muito comum. Mesmo se o pessoal tivesse levado a sério a discussão, apareceriam no widget mensagens fora do assunto de orçamento.

      abs

      Curtir

Deixe uma resposta para Tiago Doria Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *