Temporada de sites em português

Uma das coisas que marcou 2008 foi o interesse crescente de diversas plataformas e usuários de redes sociais em lançar versões voltadas ao mercado brasileiro e/ou em português.

Facebook, que lançou uma versão em pt; MySpace, que chegou ao Brasil no finalzinho de 2007, mas firmou-se em 2008; LinkedIn, que marcou almoço com a imprensa, ameaçou lançar uma versão em pt, mas voltou atrás; e até a Fox Interactive, que colocou no ar o “Bem Simples“, são algumas que começaram a mostrar interesse por aqui.

Pouco conhecido, o próximo site a lançar uma versão em português é o WiseLine, que permite criar uma linha do tempo com acontecimentos de sua vida. Segue no estilo do Dipity, este mais completo.

Fora isso, mais duas redes trabalham em sua vinda ao Brasil nos próximos meses, uma voltada originalmente ao público latino e outra ligada à publicação de blogs.

Uma das respostas a esse interesse, que não é repentino, está na pesquisa da ComScore, publicada na Folha Online, na quinta-feira. O Brasil já é o 2º em acesso a redes sociais.

14 respostas para “Temporada de sites em português”.

  1. Oi Tiago,

    Eu conheço a Wiseline e só gostaria de acrescentar que a Wiseline não é apenas uma linha da vida como o Dipity, a grande diferença é justamente o conceito colaborativo que será implementado com as Wiselines colaborativas (que serao implementadas em breve), os usuários poderão construir histórias juntos, adicionando comentários, vídeos e fotos. Isso será de grande utilidade para as empresas que quiserem implementar e aprimorar suas estratégias de social media, uma vez que todos esses dados serão convertidos em um database para as empresas. Acho uma grande oportundiade para as empresas que querem se aproximar do seu publico na internet.

    Abraços,
    Ana Paula

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  2. Parece que o Brasil é o novo queridinho do mundo. Economia forte e por agora estavel seria um motivo ?

    Mercado brasileiro ainda está pelado. Que eles consigam fazer seus sites vingarem, ja que aqui é a terra o Msn+orkut+Youtube !

    em tempo: Conhece alguem do Google do Brasil ?

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  3. @Filipe

    Google do Brasil?

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  4. Conheço o assessor de comunicação.

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  5. @Filipe

    É uma pena sermos apenas a terra do Msn+orkut+Youtube. Temos potencial pra muito mais e não aproveitamos. Não vejo motivos de euforia com a pesquisa da ComScore, estamos ficando pra trás no que realmente interessa.

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  6. @Horacio

    No que realmente interessa estamos sim. Mas “o que realmente interessa” nao dá um pingo de dinheiro no Brasil.

    Nosso país tem um tipo de mercado estranho e fascinante. Brasil 99% (é sério) gira em torno do YMOrkut.

    @ Tiago

    Tem como voce me passar o email dele, ou algum tipo de contato.

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  7. @Filipe

    Não dá dinheiro ou não se investe?

    Qualquer aplicaçãozinha web está levantado um milhão de dolares lá fora. Aqui… VC (Venture Capital) só quer dizer “você” mesmo. 🙂

    Mas eu concordo contigo. A cultura brazuca de que tudo na Internet tem que ser de graça inviabiliza o modelo freemium e com isso não há investimentos consideráveis em web apps.

    Mas há como mudar isso. Não é e não pode ser um fato ocnsumado ou ficaremos a anos luz dos tops. Quando a convergência digital for realidade e você fizer tudo através de um dispositivo móvel acessaremnos apenas aplicações gringas pelo jeito…

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  8. @Horacio

    E nós nao estamos a anos luz atras dos tops ?

    É só dar uma olhada na juventude (e eu tenho 19). Todo mundo só quer saber de YMorkut. Só isso.

    Pouquissimas pessoas, rarissimas, entedem que internet é muito mais do que os 3. Eu, sinceramente, nao investiria no Brasil nisso.

    E é verdade tambem que tem como sim mudar isso. Mas isso é outros 500 (milhoes) e ninguem esta disposto a investir isto por aqui.

    Enfim, esse é o mercado louco e fascinante brasileiro da internet.

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  9. @Horacio

    Complementando, tem msn e email ?

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  10. @Filipe

    Louco e fascinante… gostei. rs

    Em Setembro / Outubro, o Drop Send (dropsend.com) foi vendido por US 1 milhão. Detalhe: o faturamento mensal dos caras era de “apenas” 10 mil e eles não são líderes de mercado (líder é o Yousendit). Nenhuma empresa em qualquer outro mercado que não seja o de Web Apps valeria tanto.

    Trocando em miúdos. Investidor quer dinheiro, retorno. Não existe nada (pelo menos legal rs) que dê mais dinheiro a médio prazo. Tendo uma boa idéia original na mão e um pouco de capital você consegue depois vender a aplicação com margens astronomicas. A famosa bolha é uma realidade lá fora.

    OBS: eu disse uma boa idéia. rs

    Email: horacio [at] c2cballoon.com

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  11. Lá fora as coisas parecem que acontecem mais “facil”. Porém o que todo mundo tem que entender que o USA é o USA e o Brasil é o Brasil.

    Aqui funciona diferente. A não ser no começo da internet, quando eu tinha 9 anos, que eu fiquei sabendo que o ZIP.net foi vendido por um valor muito alto.

    Mas nao tem nada nao, vou ficar rico ainda com a internet. Brasil tem MUITO, mas MUITO ainda para crescer.

    inté

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  12. A internet no Brasil é a verdadeira ejaculação precoce!

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  13. Vale acrescentar na lista das redes sociais com versão em português, o Club Penguin, da Disney.

    O Club Penguin, destinado ao público infantil, está entre as 10 redes sociais mais populares dos EUA e o português foi a primeira lingua para a qual o serviço, com versão original em inglês, foi portado.

    A opção pelo portugês, antes mesmo do espanhol, demonstra a força do mercado brasileiro e como grandes corporações estão atentas ao que acontece aqui.

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