Livestreaming da tragédia em Santa Catarina

O portal RBS montou um blog, o Emergência em Santa Catarina, sobre a tragédia, que reúne conteúdo enviado pelos leitores. Outros portais também estão recebendo relatos.

Mas a maioria das fotos, vídeos e discussões está no Orkut, no YouTube, no Flickr e nas mensagens do twitter. As pessoas estão trocando e postando informações nestes ambientes. Com razão, é lá que estão as suas redes de contato mais próximas.

O YouTube já conta com uma boa parte dos vídeos (a maioria produzido com o celular), no Orkut as pessoas trocam informações sobre mortos e como ajudar as vítimas da enchente e um blog montado por moradores e blogueiros conseguiu ser mais eficiente que as rádios locais, que tiveram problemas de transmissão no domingo.

Fica a pergunta: quais portais de notícias estão agregando o conteúdo desses sites e redes? Pouquíssimos.

Nessas horas, seria necessário um serviço de livestreaming, semelhante ao do Blogblogs ou do Eleições Americanas, para agregar automaticamente todas as mídias e informações que estão sendo produzidas sobre a tragédia, sejam em redes sociais ou em portais de notícias (a BBC montou um livestreaming deste tipo durante as eleições nos EUA).

E ainda, um serviço de informações no celular, via sms, semelhante ao adotado pela Cruz Vermelha, no terremoto em Los Angeles, facilitaria bastante a vida de quem está envolvido diretamente na tragédia e que, devido a problemas de queda de energia ou falta de comunicação, não pode acessar um site para se informar.

Por mais contraditório que seja, as pessoas que mais precisam de informação podem não estar conseguindo acessá-las. O celular seria uma provável ponte.

Atualização – A redação do Diarinho, de Santa Catarina, ficou ilhada e, até tudo voltar ao normal, o jornal virou blog, o Diarinho na Chuva. O Times-Picayune também utilizou esse esquema durante a passagem do furacão Katrina nos EUA.

Crédito da foto: AP

33 respostas para “Livestreaming da tragédia em Santa Catarina”.

  1. Opa Tiago,
    o Diarinho, de SC, também montou um blog bem tosqueira (mas com bom conteúdo) porque a sede do jornal ficou interditada.

    http://diarinhonachuva.blogspot.com/

    abs!

    Curtir

  2. o pessoal do http://allesblau.wordpress.com está de parabéns pela iniciativa. a mídia inteiria saiu correndo atrás.

    Curtir

  3. @Tiago Jaime Machado

    E eles trabalharam em cima do conceito de agregar informações, gostei bastante também.

    Curtir

  4. @Leandro

    Pô, muito bom. O Diarinho segue inovando… Vou colocar no post, valeu!

    abs

    Curtir

  5. Há um site que trabalha especificamente com esse conceito, o CrisisWire (http://crisiswire.com/). Seu objetivo é catalogar informações sobre crises de diversas fontes, como blogs, fotos e vídeos.

    Curtir

  6. Obrigado pela dica, Charles. Parece que o site está em manutenção, é assim mesmo?

    abs

    Curtir

  7. Bem lembrado, Fernando. O Bee seria bem vindo em Santa Catarina.

    abs

    Curtir

  8. O site funciona quando há tragédias nos países desenvolvidos, acredito. Quando o visitei pela primeira vez, falava sobre o fogo em Santa Barbara, nos EUA.

    Curtir

  9. @Charles

    Humm, entendi

    Curtir

  10. Um site parecido ao Political Browser seria o ideal
    http://voices.washingtonpost.com/political-browser

    [ ]`s

    Curtir

  11. @Bruno

    O Political Browser é sensacional, mas acredito que um agregador com a interface no estilo do BlogBlogs funcionasse melhor por causa do fluxo constante de informações.

    abs

    Curtir

  12. o endereço correto do Allesblau é http://www.allesblau.net agora. eles estão de parabéns sim! coberura de primeira!

    Curtir

  13. Sobre Blumenau, além do blog já citado, também foram (estão sendo) publicados muitos posts no Twitter com a tag #blumenau (http://search.twitter.com/search?q=%23blumenau) — mesmo procedimento adotado em outras áreas atingidas no estado.

    Curtir

  14. […] as coisas continuam feias em Santa Catarina – e mais uma vez a web vem em socorro. O Tiago Dória comentou uma série de acontecimentos que estão rolando em conseqüência da tragédia (desde […]

    Curtir

  15. […] Se tem tanta gente no mercado, ainda mais hoje em dia “invadido” – ainda bem, já que esta multidão de jornalistas não dá conta – por geradores de conteúdo independentes das mais diversas formações, sobretudo na web, o maior […]

    Curtir

  16. […] Tiago Doria: apesar da imprensa catarinense receber relatos de usuários sobre o caos no Vale do Itajaí, boa […]

    Curtir

  17. Oi, Tiago,
    estou aqui me perguntando se seria “tarefa” dos portais simplesmente agregar conteúdo em livestreaming, o que, acredito, os liberaria de fazer um trabalho jornalístico mais bem editado. Tenho dúvida se agregação deve se misturar com jornalismo… Pensemos…. Abs, Carlos

    Curtir

  18. Olá Carlos,

    Humm, acredito que não, agregar faz parte do jornalismo. O livestreaming não dispensa a produção e edição de conteúdo próprio. O livestreaming iria acrescentar conteúdo, semelhante ao Political Browser, do Washington Post. O jornal continua com o seu trabalho normal.

    abs

    Curtir

  19. […] O blog do Tiago Dória reuniu vários links que contém informações sobre a tragédia em Santa Catarina. Vale visitar o […]

    Curtir

  20. Preciso de informação para a entrega de mantimentos as vítimas desse acidente.

    Curtir

  21. @Catia

    Nesta matéria, existem várias formas de ajudar as vítimas
    http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL881327-5598,00-SAIBA+COMO+AJUDAR+AS+VITIMAS+DA+CHUVA+EM+SANTA+CATARINA.html

    Curtir

  22. […] vídeos podem ser assistidos aqui. Confira também no blog de Tiago Dória uma seleção de ações sobre a […]

    Curtir

  23. Avatar de andreia cristina
    andreia cristina

    que DEUS abençoe todos que não desanime bjs

    Curtir

  24. Olá Tiago,
    Estou trocando alguns movéis de minh casa que embora usados estão em bom estado. Gostaria de saber se há algum lugar recebendo doações de móveis uma vez que o povo acometido pela tragédia, perdeu entre tantas coisas as mobílias.
    Grata,
    Regina Gama

    Curtir

  25. Regina,

    Entregue em algum posto da Defesa Civil. Endereço no link abaixo.
    http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL884164-15605,00.html

    Curtir

  26. oq esta acontecendo e uma tragedia dos ultimos tempos ,nada mais e eo mesmo o vira pela frente oq mais acontecera eu no mundo
    (daiane aluna da rede publica .gasta penalva )

    Curtir

  27. Que Deus ilumine a todos que tiveram de passar por esse desastre. E que ele estenda a mão e orem por vocês…Tenho certza que ele estará ao lado de todos iluminando o caminho de vocs. Que a cidade d Santa Catarina seja reconstruida com muito amor e carinho por todos os seus cidadãos e que voces recebam toda a ajuda que precisarem!!! Meus mais sinceros votos de humildade… Estarei torcendo por todos…

    Curtir

  28. sou filha de pai gaúcho e acredito ter parentes de sangue por estas
    regiôes e fiquei comovida ,apesar de morar na capital de são paulo,na cidade de mauá,desejo que Deus não desampare os sobreviventes comfé e amor no coração,pois , o material a gente consegue novamente e a vida só a misericórdia de Deus.Estou desempregada e com dinheiro não posso ajudar,porém,vou doar o que puder em postos autorizados.Que o Senhor esteja com todos,meus sinceros pesares.

    Curtir

  29. Temos aqui uma radio comunitaria e estamos fazendo campanha para
    conseguir doações para SC e consegimos arrecadar muita coisa.
    É preciso ter fé!
    Pois Deus existe!

    Curtir

  30. Há alguma informação sobre este assunto em outras línguas?

    Curtir

  31. […] Veja também: Livestreaming da tragédia em Santa Catarina […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *