Conceito de Labs nos jornais online

3504527_74a131166c.jpg

Mais uma empresa de mídia resolveu não morrer no ponto. A Telegraphy Media, responsável por um jornal de mesmo nome, lançou o seu laboratório – um labs, onde são testados produtos editoriais e novas ferramentas.

Segundo o The Guardian, o custo para a empresa foi mínimo já que foi fechada uma parceria com a Apple, que forneceu diversos equipamentos. A mesma Apple que equipa a redação multimídia do jornal Washington Post.

O laboratório do Telegraphy começa com 3 profissionais que vão testar novas aplicações envolvendo conteúdo gerado pelos usuários. Atualmente, a Google, a rede de blogs Hipertextual, a BBC e até a MTV possuem seus labs, onde são testados diversos produtos online que envolvem interação.

telegraphy02.jpg

No entanto, a empresa de mídia que possui o “laboratório” mais produtivo é a agência de notícias Reuters. Lá, no Reuters Labs, estão em testes alguns novos produtos e funcionalidades, como um sistema de busca por meio de rostos em vídeos e um botão que permite postar uma notícia direto no Twitter.

Uma das intenções com a criação desses labs é forçar uma maior integração entre equipe editorial [conteúdo] e de TI em jornais online, um tipo de entrosamento tão importante quanto repórter e cinegrafista em telejornalismo.

9 respostas para “Conceito de Labs nos jornais online”.

  1. No ano passado, quando eu e um amigo apresentamos na faculdade uma idéia de projeto de busca por reconhecimento facial, o professor falou que estávamos viajando.

    Curtir

  2. @Camilo

    Acho que ele estava mal informado mesmo. 🙂 Existe o viewdle (http://www.viewdle.com), que é a estrutura que a Reuters está usando em testes.

    Abs

    Curtir

  3. Bacana esse laboratório, pois permite a reação do público como fator fundamental. Daí, a ferramenta é aprimorada e implementada.

    p.s.: muitas faculdades não dão muita importância a projetos ou idéias dos alunos, e isso é lamentável.

    Curtir

  4. […] espaço para experimentações. Vide a pequena quantidade de empresas de mídias que possui uma seção labs em seus sites. O que acredito que está acontecendo é que as redações estão absorvendo mais […]

    Curtir

  5. […] isso. O modelo que usei como inspiração foi o de Edu F que, por outro lado, remete também aos labs. Utilizados por empresas de comunicação, os laboratórios são espaços onde são testadas novas […]

    Curtir

  6. […] links. O modelo que usei como inspiração foi o de Edu F que, por outro lado, remete também aos labs. Utilizados por empresas de comunicação, os laboratórios são espaços onde são testadas novas […]

    Curtir

  7. […] a tendência de outras empresas, já comentada aqui, no blog, a MSNBC [Microsoft + emissora NBC] lançou nesta semana o NewsWare, uma espécie de […]

    Curtir

  8. […] de Londres, um dos jornais mais antigos do mundo, também lançou em seu site uma seção/blog no estilo Labs, o Time Online Labs. É o espaço onde a equipe de desenvolvimento do site do jornal troca e […]

    Curtir

  9. […] de relacionamento criou seu laboratório de novos produtos, o “Prototypes“. Trata-se do conceito de labs adotado por vários sites: lá são expostas funcionalidades ainda em fase de […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Nadja Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *