Facebook e WSJ dá casamento

Atualização – Uma correção. A parceria não foi feita diretamente com a Facebook, mas com a empresa Loomia Inc, que desenvolveu essas novas funcionalidades para o site do WSJ. De qualquer forma, a integração com a Facebook foi formada.

murdorch01.jpg
“Rá, maneira essa molecada jovem da Facebook”

No ano passado, perguntei se jornalismo e Facebook dava casamento e parece que novos experimentos vão surgindo na área. Hoje, o The Wall Street Journal, aquele jornal que até pouco tempo era chamado de carrancudo, fechou uma parceria com a empresa Loomia Inc, que, de certa forma, integrará a rede social Facebook ao jornal.

O site da publicação contará com uma funcionalidade que permitirá saber quais matérias foram mais lidas por seus contatos na Facebook.

E ainda – existirá no rodapé de cada matéria um sistema de artigos relacionados que funcionará automaticamente, no mesmo estilo dos produtos recomendados da Amazon – “quem leu tal notícias, também leu essas”. Fora isso, um widget do jornal que poderá ser usado na Facebook.

Por aí a gente vê o pragmatismo de Rupert Murdoch, dono do WSJ e da NewsCorp, que administra a rede social MySpace. Se fosse um empresário tacanho, fingiria que a suposta concorrente Facebook nem existe e dificilmente aceitaria uma integração deste tipo com o jornal.

E, para quem acha que somente gente jovem, bonita e antenada entende de novas mídias [internet], Murdoch tem 76 anos e já trabalhou muito com mídias mais tradicionais.

10 respostas para “Facebook e WSJ dá casamento”.

  1. A parceria foi com outra empresa, a Loomia, que possui um FacebookApp. Tal acordo não passou pelas mãos de ninguém do Facebook.

    Curtir

  2. Correção feita! Obrigado!

    Curtir

  3. uau! O Barão da mídia ataca mais uma vez, e mostra como desenferrujar a mídia tradicional, através de grandes parcerias pela internet. Isso mostra um revigoramento do impresso, além de aumentar o fluxo no site e o interesse pela notícia. Engraçado, mas em uma discussão na minha sala, Rupert foi apontado como mais um magnata, ao estilo William Randolph Hearst que inspirou o “Cidadão Kane”. Ele está a frente, e surpreendendo ao se aliar as novas mídias.

    Curtir

  4. Cara, muito bom isso…daqui a uns 1.000 anos algum site brasileiro poe algo parecido no ar

    Curtir

  5. A foto e a legenda ficaram ótimas! Dá pra imaginar que o véio tá falando isso mesmo. Hehehe!

    Só perde para a foto nesse post:

    http://www.tiagodoria.com.br/coluna/2007/11/21/gente-bonita-esta-no-orkut

    Curtir

  6. opa, vou conferir o serviço. ta aí uma ótima forma de aumentar o fluxo de portais tradicionais. é aquela historia … ng vai aniquilar ng. viva a integração.

    abs

    Curtir

  7. O site do WSJ caiu ou e´ so aqui que nao esta´ abrindo?

    Curtir

  8. @MArina

    Caiu mesmo, mas já voltou aqui.

    Curtir

  9. @Rodrigo

    Competição entre as empresas de internet sempre vai existir, mas um caminho importante tem sido o das parcerias.

    Não que isso nunca tenha acontecido em outras áreas. Mas o que temos visto crescendo na rede é algo como – quem é muito bom em plataforma de vídeo se junta com quem entende de conteúdo e por aí vai.

    Abs

    Curtir

  10. […] nisso, a integração com a Facebook já está em pleno funcionamento no site do WSJ. Até nisso, o Journal quer bater de frente com […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Rodrigo Cunha Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *