Atualização – Uma correção. A parceria não foi feita diretamente com a Facebook, mas com a empresa Loomia Inc, que desenvolveu essas novas funcionalidades para o site do WSJ. De qualquer forma, a integração com a Facebook foi formada.

“Rá, maneira essa molecada jovem da Facebook”
No ano passado, perguntei se jornalismo e Facebook dava casamento e parece que novos experimentos vão surgindo na área. Hoje, o The Wall Street Journal, aquele jornal que até pouco tempo era chamado de carrancudo, fechou uma parceria com a empresa Loomia Inc, que, de certa forma, integrará a rede social Facebook ao jornal.
O site da publicação contará com uma funcionalidade que permitirá saber quais matérias foram mais lidas por seus contatos na Facebook.
E ainda – existirá no rodapé de cada matéria um sistema de artigos relacionados que funcionará automaticamente, no mesmo estilo dos produtos recomendados da Amazon – “quem leu tal notícias, também leu essas”. Fora isso, um widget do jornal que poderá ser usado na Facebook.
Por aí a gente vê o pragmatismo de Rupert Murdoch, dono do WSJ e da NewsCorp, que administra a rede social MySpace. Se fosse um empresário tacanho, fingiria que a suposta concorrente Facebook nem existe e dificilmente aceitaria uma integração deste tipo com o jornal.
E, para quem acha que somente gente jovem, bonita e antenada entende de novas mídias [internet], Murdoch tem 76 anos e já trabalhou muito com mídias mais tradicionais.
Deixe uma resposta para G Cancelar resposta