Mashups e newsgames dão o tom das eleições nos EUA

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Acertou na mosca: um personagem para o YouTube, a Obama Girl

As eleições para a presidência dos EUA apenas começaram, mas já dão um bom panorama das novas abordagens que estão sendo feitas por candidatos e empresas de mídia. A imprensa menos especializada dá destaque ao uso de redes sociais – Facebook e Flickr – e YouTube por parte dos candidatos.

O que não é nenhuma novidade. Apesar de algumas abordagens interessantes, como a da Obama Girl, no YouTube, não existe nada de grande impacto. O uso de ferramentas colaborativas para fazer propaganda política e mobilizar militantes e eleitores já ocorria em pleitos anteriores, seja aqui, no Brasil, ou lá fora. Em menor escala, mas já existia.

A meu ver, os destaques nestas eleições são os mashups e os newsgames, jogos baseados em notícias.

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Portais de notícias, por exemplo, investem neste último formato. O MSNBC lançou o Race to Whitehouse. Dois animais – um elefante [republicanos] e um burro [democratas] – tentam chegar à Casa Branca [presidência dos EUA]. No meio do caminho vão arrecadando dinheiro.

Por sua vez, desde junho do ano passado, a CNN está no ar com o Presidential Pong, no qual você joga tênis com os pré-candidatos à presidência dos EUA. Cada um tem as suas habilidades desenvolvidas de acordo com o andamento da campanha eleitoral, no mundo offline.

Já o USA Today foi mais ousado e lançou o Candidate Match Game, um jogo que ajuda os eleitores indecisos a escolher o seu pré-candidato às eleições nos EUA.

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Na área de mashups, o grande destaque é o Election 08 Political Dashboard, feito pela Yahoo!. Reúne e cruza dados da agência Associated Press, da empresa de monitoramento Intrade, do agregador de notícias sobre política RealClearPolitics e do próprio serviço de busca da Yahoo!.

O mashup fornece em uma única tela o quanto de dinheiro foi arrecadado e como investidores do mercado financeiro e os eleitores vêem cada candidato, além de um ranking do Buzz Yahoo!, que indica quais candidatos são mais procurados no sistema de busca do Yahoo!. Essas tendências são mostradas em porcentagens e atualizadas em ‘tempo real’.

Há ainda um mashup especial feito pela própria equipe do Google Maps, mas que, por algum motivo, não mostra os números da apuração das prévias eleitorais em tempo real.

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E tem mais. O US Election 2008 Web Monitor, mais voltado para jornalistas e analistas, que mostra o desempenho dos candidatos na mídia. Revela quantas vezes um candidato é citado em jornais dos EUA, Canadá, Inglaterra e Austrália e em 1.000 blogs selecionados. Todos os dados reunidos são apresentados em formato de gráfico.

Os mashups são uma ótima ferramenta para ter em pouco tempo um panorama do desempenho dos candidatos. De repente, o cruzamento de vários dados pode revelar informações que antes eram desconhecidas.

No entanto, deve existir uma preocupação em escolher fontes confiáveis e deixar claro ao eleitor/leitor quais são essas fontes. Em caso de cobertura eleitoral, transparência é um aspecto mais do que fundamental.

Resta saber qual será o efeito de tudo isso na cobertura das próximas eleições por aqui, no Brasil. Será que vamos ver portais brasileiros de notícias experimentando e fornecendo aos seus leitores novos formatos, como os mashups e os newsgames?

Atualização 17/04/08 – Surgiu um novo mashup que monitora a fonte de financiamento dos candidatos. É o MAPLight.

21 respostas para “Mashups e newsgames dão o tom das eleições nos EUA”.

  1. O problema do “caixa dois” de campanha, possivelmente forneceria dados ilusórios no mashup e os newsgames poderíam até rolar por aqui. Infelizmente, a adesão do meio político pela internet só é feita a partir da moda, sem grandes novidades. Sinceramente, não basta apenas ter um avatar ou escritório no criticado Second Life para ter notoriedade na política virtual.
    Tiago, você não acha que essas ferramentas on line aproximam o jovem da política?

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  2. Da política acredito que não. Mas acredito que gere um interesse pelas eleições em si, até por que muitas ações são realizadas dentro de redes sociais, como Facebook e MySpace.

    Mas são ações sazonais. São realizadas apenas durante a época de eleições.

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  3. Aproveitando o gancho da Nadja, como você vê o fato de o Ron Paul ganhar todas as prévias online? Na sua opinião isso vai gerar transferência para votos ou é um fenômeno reduzido a um nicho específico, como acreditam alguns analistas?

    Abs

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  4. Acredito que esse será o grande aspecto dessas eleições. O quanto esse buzz todo em torno de candidatos na Facebook e no YouTube vai resultar em votos, em resultados concretos nas urnas. A popularidade online se refletirá na offline?

    É aquela velha questão que, certa vez, foi levantada pelo Michel Lent. Tanto buzz é capaz de gerar resultados palpáveis? Ou é apenas o buzz pelo buzz?

    O mesmo se aplica ao disco In Rainbows, do Radiohead. Gerou muito buzz, mas o que de resultado concreto existe? Quanto a banda obteve de retorno financeiro? Quantas músicas foram baixadas? Não questionando a ação deles, mas até hoje a banda não revelou esses números.

    Mas vamos ver no que vai dar. Essas eleições nos EUA estão levantando muitas questões interessantes a respeito do uso de novas mídias.

    Abs

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  5. […] e política Hoje, li um post sobre tudo o que os candidatos das eleições americanas andam fazendo na net, o que já me pôs para pensar por horas os efeitos da internet na política e […]

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  7. […] que eu comentei sobre o uso de newsgames nas eleições dos EUA? O site de notícias G1 começou a fazer alguns experimentos com o formato. Confira […]

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  8. […] do uso dos newsgames e mashups, outro aspecto interessante dessas eleições nos EUA são as campanhas dos pré-candidatos que […]

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  9. Muito bom estes exemplos de campanhas, isso mostra o grande potencial da web. Este tipo de campanha deveria ser muito utilizado aqui no Brasil, ainda mais com as novas normas de propaganda política, seria sensacional, se os políticos brasucas utilizarem estes método de publicidade, nossas cidades iriam ficar muito mais limpas, nossos olhos e ouvidos agradecem!

    http://www.inov9.com

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