Um Facebook mais mobile e visual

Na compra do aplicativo de fotos Instagram, o Facebook pagará um preço considerado alto pela startup, que era avaliada pela metade do preço – US$ 500 milhões.

Contudo, a aquisição pode ter uma grande importância em uma área na qual o Facebook ainda é deficitário – mobile.

O Facebook é uma empresa que pensa pouco em mobile e menos ainda em uma internet device agnostic. Apesar de ter milhões de usuários, está posicionada para a internet em seu estado atual e não para o seu futuro (internet onipresente em dispositivos e objetos).

O Instagram poderá adicionar essa dinâmica mobile ainda ausente no Facebook.

Ao que tudo indica, há algo a mais na aquisição além da questão mobile. O compartilhamento de fotos é cada vez mais importante para o Facebook. Dê uma olhada em sua linha do tempo na plataforma de rede social. Bem provável que, de cada cinco mensagens, quatro sejam visuais.

São 250 milhões de imagens publicadas por dia no Facebook. Mais de 70% das atividades feitas pelos usuários no Facebook giram em torno de fotos. É conteúdo visual que não acaba mais.

Para o Instagram, a aquisição era iminente. O aplicativo de fotos virou uma plataforma de sucesso, mas não um negócio. O caminho mais certo era ser comprado por uma empresa maior.

Quanto ao suposto valor que será pago (US$ 1bilhão), o Instagram está naquela fase em que o valor de uma empresa é fixado bem mais pelo que pode vir a ser do que em receitas e lucros reais.

Se a aquisição indica algo em um contexto maior, é que a web está cada vez mais visual e mobile. Não somente a popularização e posterior compra do Instagram mostra isso, mas o próprio crescimento do Pinterest, outra plataforma de rede social pautada por imagens.

A união entre mídia e tecnologias (mobile/aplicativos) está criando novas formas de criar e consumir conteúdo visual. A compra do Instagram pelo Facebook é mais um capítulo desta história.

Veja também: Efeitos do IPO do Facebook

Crédito da foto (fundadores do Instagram): Robert Scoble

10 respostas para “Um Facebook mais mobile e visual”.

  1. Fala Tiago, ótima observação. Também acredito que com a compra do facebook a atualização visual da sua timeline vai ser muito mais constante, e com filtros hehe… mas andei pensado.. Mesmo antes da compra, qual a % de usuários que já tinha sua conta connectada com o facebook?

    Curtir

    1. Oi Leo!

      Segundo dados do AppData, 20% dos usuários do Instagram conectam suas contas ao Facebook.
      http://www.insidefacebook.com/2012/04/10/20-percent-of-instagram-users-connect-accounts-with-facebook/

      Curtir

  2. Avatar de José Alberto Rocha
    José Alberto Rocha

    “[É a tecnologia cada dia mais avançada…Parabéns aos gênios da Informática).”

    Curtir

  3. No meu ver a compra do Instagram não foi uma boa ideia. Eles só precisavam se empenhar um pouco mais para se sair melhor no mobile e sem dúvidas isso seria mais barato do que o bilhão pago pelo Instagram.

    Outro motivo que me fez estranhar a aquisição foi: O Facebook já é a maior rede social da história e o maior site de compartilhamento de fotos do mundo. Por que comprar uma rede social de imagens?

    Por que não algum site de vídeos ou geolocalização, pontos onde o Facebook é muito fraco se comparado ao Google/YouTube ou Foursquare?

    Porque não investir em uma atualização que permita tirar fotos e fazer vídeos diretamente aplicativo do Facebook, com direito a filtros e outras ferramentas?

    Na minha opinião essa compra só tem dois motivos:

    Irritar o Google, seu potencial futuro concorrente em redes sociais.

    Chamar a atenção, pois com o IPO se aproximando, qualquer notícia positiva com relação ao Facebook aumentas as chances de ser bem sucedido, ainda mais se tratando de aquisições, que agregam valor a empresa.

    Curtir

  4. tecnologia cada dia mais avançada…Parabéns aos gênios da Informática)

    Curtir

  5. Business is business – comprar Instagram por 1Bi previamente ao IPO do Facebook naturalmente passa uma mensagem que o Face tem um valor de mercado muito maior que o cogitado na imprensa. Mais uma grande jogada dessa empresa que com isso certamente vai captar ainda mais recursos no mercado. O produto Instagram pode sim se encaixar bem no portfolio, mas descordo que tenha sido o fator critico na decisao desta aquisicao.
    Abs,

    Curtir

  6. Talvez estejamos vivenciando um novo ciclo de bolha “tecnológica”. Um problema de empresas deste tipo é que elas criam “riqueza” mas não criam trabalho, que é o que preocupa a recuperação da economia americana, ou movimentos como Occupy Wall-Street, 1% tem trilhões de dólares e 99% não tem nem casa, mas tem um tablet da Apple feito por chineses estressados na Foxcom.

    Curtir

  7. Iphoneiros em polvorosa: “Vão poluir minha timeline!”

    Curtir

  8. “Quanto ao suposto valor que será pago (US$ 1bilhão), o Instagram está naquela fase em que o valor de uma empresa é fixado bem mais pelo que pode vir a ser do que em receitas e lucros reais.”

    O Facebook comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares em dinheiro e AÇÕES.

    TRADUÇÃO: O Facebook comprou o Instagram por 1 dólar e 1% de suas ações que PODEM valer 999,999 milhões de dólares.

    Assim como esse 1% também PODE valer 1 trilhão ou simplesmente… NADA!

    Ai ai… Admirável mundo especulativo.

    Curtir

  9. […] tempo, o Facebook utilizou táticas para criar uma expectativa positiva em torno do IPO, como a compra do Instagram pelo suposto valor de US$ 1 […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Luiz Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *