Em meio à briga com a Bloomberg, a agência de notícias Reuters lançou o Social Pulse, agregador que indica quais notícias, pessoas e empresas são mais populares na web.
Por exemplo, neste momento, a ferramenta mostra que Rupert Murdoch é um dos CEOs mais populares nas plataformas de redes sociais. E que uma reportagem sobre o sistema americano de saúde é um dos temas mais comentados na web.
Oficialmente, a Reuters usa o discurso comum de que o objetivo do Social Pulse é “aproximar leitores e agência”.
No entanto, há um contexto maior nisso tudo. A intenção da Reuters é criar um instrumento de influência na web.
Assim como o Trending Topics do Twitter, o Social Pulse pode interferir diretamente nos leitores, indicando o que é importante ou não nas redes sociais.
Em uma época de escassez de atenção, quem não quer ter uma poderosa ferramenta de influência, que demarque prioridades? A propósito, comunicadores e empresas de mídia sempre tiveram essa necessidade de definir prioridades. Faz parte do negócio.
Veja também: Como o Twitter e a TV se complementam

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