Efeitos do IPO do Facebook

Fim dos rumores. O Facebook entregou à comissão norte-americana de valores mobiliários os documentos para o processo de abertura de capital (IPO).

A abertura deve acontecer em maio.

A curto prazo, o IPO não mudará quase nada para os usuários. O Facebook continuará servindo com a sua proposta – ser um poderoso utilitário de comunicação para os usuários finais e uma segmentada base de dados para as empresas.

No entanto, num prazo maior mudanças podem ocorrer. Na realidade, algumas começaram antes mesmo do processo do IPO. A nova linha do tempo, por exemplo, foi feita para que as pessoas passem mais tempo na plataforma de rede social.

A estrutura da empresa fatalmente mudará. A diretoria do Facebook terá que responder a mais stakeholders, acionistas e interessados, o que, por sua vez, levará a inevitáveis mudanças na forma de se tomar algumas decisões.

Os maiores efeitos prometem se dar no plano interno e no mercado.

Os primeiros investidores do Facebook, como Peter Thiel (PayPal) e Sean Parker (Napster), sairão bem da jogada. Porém, funcionários mais antigos também não ficarão de fora.

Bem provável que mude o quadro de funcionários do Facebook. A plataforma de rede social atrairá novos tipos. E os mais ligados à cultura de empreendedorismo certamente sairão do Facebook e pegarão o seu dinheiro resultante do IPO para fundar as suas próprias empresas.

Não será nenhuma surpresa se começarem a surgir startups formadas por ex-funcionários do Facebook. Neste sentido, o mercado de startups sai ganhando, o retorno de vários funcionários ao mercado trará novas ideias ao segmento.

Com a Google não foi diferente. Cem dos 300 primeiros funcionários saíram da empresa. Em 2004,  após o IPO da empresa de busca, houve um boom de startups fundadas por ex-funcionários.

Por outro lado, esse processo pode gerar um problema pós-IPO bastante comum – a médio prazo a empresa perder a sua cultura e seus valores originais que tanto a impulsionaram. A saída de funcionários mais empreendedores e antigos ajuda nesse processo, pois muitos carregam e alimentam justamente esses valores.

No livro Google Employee Number 59, Douglas Edwards, um dos primeiros funcionários da empresa de busca, sublinha que, internamente, um dos maiores impactos do IPO foi a Google ter progressivamente se tornado uma empresa mais burocrática e hierarquizada.

Para não perder a cultura colaborativa que manteve a empresa em evidência por tanto tempo, a Google chegou a criar, após o IPO, o cargo de chief culture officer.

Outra questão é como o Facebook investirá o dinheiro resultante da abertura de capital. É necessário foco. Muito se fala que a falta de foco na Google nos últimos tempos ainda é resquício de um efeito pós-IPO. Você fica com muito dinheiro na mão e pensando onde vai investi-lo.

Para o Facebook, é bem provável que venham fusões e aquisições pela frente.

A previsão agora é que, depois do Facebook, o Twitter seja a próxima empresa de internet a estrear na bolsa.

Veja também: Que tipo de tecnologia o Facebook é?

Crédito da foto: afagen

3 respostas para “Efeitos do IPO do Facebook”.

  1. […] Blogged by Tiago Dória Weblog ("Efeitos do IPO do Facebook" – February 1, 2012) at http://www.tiagodoria.ig.com.br/2012/02/01/efeitos-do-ipo-do-fac… […]

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  2. […] fevereiro, logo após o anúncio oficial de que o Facebook estrearia na bolsa, eu escrevi sobre o assunto. De lá para cá, pouca coisa mudou, a não ser o fato de que, nesse meio tempo, o Facebook […]

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