Bloomberg libera uso da API

Parece que 2012 será mesmo o ano do Big Data. O serviço de informações financeiras Bloomberg liberou o uso de sua API (interface entre aplicativos e base de dados).

A iniciativa não é tão aberta quanto se esperava (o assunto é comentado há tempos em blogs de mídia). Ainda é necessário ser um assinante dos serviços de dados da Bloomberg. No entanto, agora desenvolvedores têm a liberdade de criar aplicativos em torno da API, sem custos ou restrições.

Até então, a API da Bloomberg, conhecida como BLPAPI, era proprietária.

Tom Secunda, cofundador da Bloomberg, comenta, em entrevista à revista Wall Street Technology, que a intenção é trazer inovação para o mercado global financeiro.

Na prática, a iniciativa é uma tática de mercado já utilizada por Google e NYTimes  – usar o “open e/ou o grátis” como forma de ganhar mercado e frear o crescimento de concorrentes, como a Reuters.

Nos últimos 12 meses, as duas empresas de informações financeiras entraram em uma acirrada briga de gato e rato. Além disso, a Reuters está envolvida em uma disputa com entidades reguladoras da União Européia, que alegam que, ao não utilizar tecnologias abertas, a agência se aproveita de sua posição dominante no mercado.

Atualmente, mais de 100 mil clientes estão pendurados na API da Bloomberg. Com a liberação do uso, a tendência é aumentar a quantidade.

Veja também: Os pesos-pesados da internet andam em rede

Uma resposta para “Bloomberg libera uso da API”.

  1. […] meio à briga com a Bloomberg, a agência de notícias Reuters lançou o Social Pulse, agregador que indica quais notícias, […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *