A caixa-preta personalizada da Google

Nem bem começou o ano e a Google anunciou modificações importantes em um dos produtos mais utilizados na web. Por meio do recurso Search plus Your World, a empresa integrará dados e conteúdos do Google+ em seu sistema de busca, que ficará mais personalizado.

Perfis e conteúdos, publicados e indicados por contatos que estão no Google+, ganharão destaque especial nos resultados das buscas.

Na realidade, o Search plus Your World é uma extensão mais radical do recurso Google Social Search, porém, desta vez, os dados de origem vêm do Google+.

A notícia da alteração chegou a ofuscar as informações que estavam vindo lá da CES 2012, tradicional feira de eletrônicos que acontece em Las Vegas, nos EUA.

Dois motivos chamam a atenção nas modificações:

É a primeira vez que a Google, abertamente, favorece conteúdo de uma empresa nas buscas. No caso, conteúdo dela mesma, o que vai contra a premissa histórica da Google de não dar maior relevância ao conteúdo desta ou daquela empresa nos resultados de buscas.

O Google continua sendo uma caixa-preta. Mas, desta vez, está mais transparente. O Search plus Your World é opcional. Existe a possibilidade de desativar as buscas personalizadas. Ou seja, você tem mais controle sobre a forma como a busca é customizada.

De imediato quem mais sai prejudicado com o novo recurso é o Twitter, que tinha boa parte de seu conteúdo apresentado nos primeiros resultados das buscas. Desde que se assumiu como uma empresa de conteúdo e, deste modo, viver exclusivamente de publicidade, o Twitter necessita de pageviews para rechear os seus relatórios de audiência. Com a má colocação nos resultados, os pageviews decaem. A chiadeira do Twitter é justificável; é uma questão de sobrevivência.

O Facebook é um caso à parte. Até hoje me pergunto quantas pessoas realmente usam a funcionalidade de busca na plataforma de rede social. O grande potencial do Facebook está em ser um importante utilitário de comunicação para o usuário final e uma exclusiva e segmentada base de dados para empresas e anunciantes. Busca é algo importante para o Facebook, mas talvez não na dimensão em que é supervalorizada em diversos artigos.

Além de ser uma etapa importante no projeto de incrementar os resultados das buscas e de fazer o Google+ uma camada social e um fator de integração entre todos os produtos da Google, o Search plus Your World parece ser mais uma tentativa de atrair mais produtores de conteúdo para o Google+. Publique o seu conteúdo no Google+ e ele aparecerá em destaque nos resultados das buscas.

Aliás, desde as modificações anteriores em seu sistema de busca, a Google vem favorecendo quem produz conteúdo original na web, ao fornecer suporte para certas tags e associações de perfil do Google+ (Google Agent Rank)

A grande questão é se a mudança incentivará as pessoas a começarem a usar ou a utilizar com mais intensidade o Google+?

Até agora, o “overwhelmed consumer factor” parece jogar contra a Google e a favor de Twitter e Facebook. Talvez as duas empresas nem precisem recorrer a recursos jurídicos, leis antitruste, para minimizar a movimentação da Google.

Cada vez mais, as pessoas estão ocupadas e entupidas de informações, não tendo tempo nem paciência para mudar da plataforma habitualmente utilizada e que lhes é eficiente.

Quando começam a surgir muitas opções, você fica confuso e acaba optando pela alternativa mais segura. Ou seja, deixar como está.

Veja também: O futuro do Google+ está nas “redes privadas”?

Uma resposta para “A caixa-preta personalizada da Google”.

  1. […] suas ações possuem, cada vez mais, acentuado impacto social. Quando o Facebook ou a Google fazem modificações nos algoritmos de seus produtos, não há somente uma mudança técnica, mas também uma relevante influência na forma como […]

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