Em uma primeira fase, os sites das emissoras de TV serviam mais para promover os programas. Numa segunda fase, como ambiente para rever programas e consumir conteúdo de bastidores. Numa terceira, ainda em desenvolvimento, passarão a oferecer conteúdo em tempo real relacionado ao que está sendo exibido na TV. Ou seja, terão um papel bem mais estratégico.
Essa é a linha do tempo que está sendo construída por alguns pesquisadores do conceito de segunda tela, como o publicitário americano Mike Proulx, que está preparando um dos primeiros livros a abordar a ideia de usar a TV como primeira tela e os dispositivos móveis – tablets, celulares – como segunda tela.
Social TV será lançado em fevereiro nos EUA.
O primeiro de fato a tratar do tema, de forma mais direta, foi Kevin Roebuck, no livro Social TV: High-impact Strategies. Roebuck chamou o conceito de segunda tela de “Synchronized TV”.
No livro de Proulx, a abordagem será mais para o lado do marketing. Em entrevista ao LostRemote, o americano conta que, hoje, a televisão transcendeu dispositivos, canais e telas.
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