Cá entre nós, há algum tempo, ter um tumblr é mais “cool” do que ter um perfil no Twitter ou no Facebook.
Segundo o Social Media Report da Nielsen, divulgado nesta segunda-feira, o Tumblr é uma das plataformas que mais cresce. Triplicou a audiência no último ano. Hoje é o terceiro site da chamada “social media” em que os usuários americanos passam mais tempo.
Perde apenas para o Facebook e o Blogger. Ganha do Twitter.
O Tumblr tem uma história interessante. Começou em 2007 como uma ferramenta usada por criativos de Nova York (o tumblr é uma startup da cidade), principalmente por aqueles que não tinham muitas credenciais na então chamada “grande mídia”.
Era um site com certa popularidade, porém restrita.
Hoje o Tumblr tornou-se uma “fábrica de memes”, o que ajuda a explicar o crescimento da audiência. Até existe uma rixa entre os usuários do Tumblr e os do 4chan, outra “fábrica de memes” na web.
Um dos responsáveis por esse lado do Tumblr foi Christopher Price, gerente de comunidades da ferramenta. Antes de participar da criação do Tumblr, Price já era um entusiasta dos memes. Tanto que sempre deu liberdade para que as pessoas usassem o serviço da forma que quisessem.
Price era conhecido por passar boa parte do dia estudando memes e incentivando os usuários do Tumblr a criar os seus. Hoje a coisa meio que anda naturalmente, por conta própria.
Além disso, o Tumblr tem algumas peculiaridades. Enquanto grande parte do mercado de blogs e plataformas de redes sociais aposta num único caminho na web (na publicidade como fonte de receita), o Tumblr acredita na venda de serviços adicionais.
O Tumblr não tem publicidade, mas cobra pelo uso de certos temas.
O posicionamento faz bastante sentido, principalmente por que o Tumblr não produz conteúdo. Ao contrário do Twitter, não se vê como uma empresa de conteúdo, mas sim como uma de tecnologia, que fornece uma plataforma/utilitário onde as pessoas possam se expressar.
Veja também: O hype do Tumblr no jornalismo

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