Hackathon é um evento em que desenvolvedores se reúnem para criar de forma colaborativa “hacks”. Ou seja, desenvolver formas alternativas de resolver ou contornar um problema específico.
Um hackathon (hack + marathon) pode durar um final de semana, dois dias ou quase uma semana. Google, Technorati, Facebook, Linkedin e até empresas de mídia, como NYTimes e Guardian, realizam as maratonas.
Os motivos para uma organização realizar um hackathon são os mais variados – disseminar conhecimento, criar uma “cultura hacker” na empresa, potencializar talentos, trazer inovação de fora, associar a marca à inovação, reduzir custos com desenvolvimento.
É algo comum em algumas áreas, mas não na administração pública. Neste final de semana, a prefeitura de Nova York realizou o seu primeiro hackathon. Desenvolvedores, arquitetos de informação e designers foram convidados a criar novas formas de interação no site da prefeitura.
Os principais problemas encontrados no atual site da prefeitura são bem comuns a outros sites governamentais. Arquitetura de informação confusa, poucos níveis de navegação, poluição visual, sistemas de buscas desatualizados, uso de linguagem prolixa e pouco objetiva.
Enfim, sites desenvolvidos mais para atender a necessidades do governo do que à população.
Chama a atenção que a maioria dos hacks criados neste final de semana em Nova York segue uma tendência cada vez mais comum e irresistível em novos projetos de sites governamentais – a navegação focada para busca.
Semelhante à interface minimalista do Google, logo quando você acessa o site, vai ao encontro de uma caixa de busca, perguntando o que você deseja fazer ou qual informação está procurando sobre a cidade de Nova York.
A ideia é fazer com que o cidadão encontre a informação que deseja de forma rápida (o governo britânico tem um site parecido em testes – o alpha.gov.uk).
As ideias apresentadas no hackathon serão utilizadas no relançamento do site da prefeitura de NY, previsto para os próximos meses.
Veja também: O que aconteceu no Yahoo! Open Hack Day 2010
Crédito da foto: NYCdigital





Deixe um comentário