Como anda o paywall do NYTimes?

Paywalls sempre foram uma constante fonte de debates na web. Mesmo sem qualquer formação ou experiência na área de negócios, diversas pessoas adoram discutir a questão.

Nesta semana, parte dos principais sites de mídia está em rebuliço com a informação de que o paywall do NYTimes está funcionando.

A previsão era que, em 1 ano, 300 mil pessoas estariam pagando pelo acesso ao site do jornal. Em 4 meses, esse número é de 224 mil assinantes.

Implantado em março deste ano, o sistema de cobrança busca explorar a base mais fiel de leitores, que, de uma forma ou outra, pagaria pelo acesso ao NYTimes. Quem não é assinante do jornal pode ler de graça 20 artigos por mês. Mais do que isso, é convidado a assinar um plano de acesso. Quem acessa o conteúdo do NYTimes via sistemas de busca, blogs e plataformas de redes sociais continua com acesso gratuito e sem limite de leitura.

Independentemente do quanto a receita vai representar de efetivo nas contas e dívidas do NYTimes, a notícia é, ao mesmo tempo, boa e ruim para empresas online de mídia.

Boa porque mostra que um paywall, mesmo cheio de buracos, bem ou mal, funciona (acredito que as discussões sobre conteúdo online têm tudo para saírem do lugar comum de “ninguém quer pagar por conteúdo” e irem para outro patamar).

A notícia é ruim no sentido de que, provavelmente, nem todo jornal conseguirá trilhar o caminho do NYTimes. Há um bom tempo, a NYTimes Company tem adicionado valores ao site do jornal, que de certa forma vêm sendo percebidos pela base mais fiel de leitores.

Como produto em si, o NYTimes.com evoluiu bastante nos últimos anos (APIs, hacking journalism, algoritmos). O NYTimes.com é um dos poucos sites de jornais que trata UI não como meio, mas sim como fator de geração de valor, o que acaba tornando-o mais competitivo.

Aliás, não causa muita surpresa que o paywall do NYTimes esteja indo melhor do que esperado. Se a gente analisar historicamente os modelos de receitas em diversas plataformas, veremos que empresas de conteúdo sempre geraram receita por meio de publicidade, assinaturas ou ambas. Por enquanto, a internet não mudou isso.

Veja também: Novo trailer do documentário sobre o NYTimes

Crédito da foto: ccmcc

4 respostas para “Como anda o paywall do NYTimes?”.

  1. […] A bola da vez é o paywall do NYT. Ao navegar pelo website do jornal norte-americano, o usuário pode ler até 20 artigos por mês antes de ser convidado a pagar para ter acesso a mais conteúdo. Tendo atingido a marca de 244 mil pagantes em três meses, a experiência coloca em dúvida a ideia de que o público não estaria disposto a pagar por conteúdo digital. […]

    Curtir

  2. […] a audiência e não o conteúdo” – Financial Times (FT) e, mais recentemente, o NYTimes. Ambos com resultados positivos, por […]

    Curtir

  3. […] Monetizar a audiência e não o conteúdo Em 2011, o NYTimes.com impressionou muita gente ao apresentar resultados positivos com a medida de adotar um sistema de […]

    Curtir

  4. […] julho do ano passado, números divulgados pela New York Magazine já indicavam o sucesso do modelo, que, diga-se de passagem, não […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *