Compartilhar informações é uma das atividades mais antigas. Mesmo assim, o assunto continua a chamar a atenção de pesquisadores. Hoje em dia, é possível compartilhar em maior quantidade, de fontes mais diversas e com mais frequência e rapidez.
O departamento de estudos do consumidor do NYTimes publicou uma pesquisa sobre o assunto.
O estudo é mais um que identifica que o email é a tecnologia mais utilizada para compartilhar informações na web. A motivação para compartilhar é dividida em 5 razões:
1) Levar entretenimento e conteúdo relevante a outras pessoas (motivo altruístico/compartilho informações que acredito serem úteis a outras pessoas)
2) Definir-se perante os outros (a partir do que compartilho mostro aos outros quem sou)
3) Criar empatia (ao compartilhar algo com alguém mostro que essa pessoa é importante para mim)
4) Auto-realização (compartilho para ganhar atenção dos outros)
5) Divulgar uma causa, ideia ou marca em que acreditamos
O estudo vai ao encontro de um outro produzido pela CNN e de um anterior feito com os próprios leitores do NYTimes.
Percebe-se que, nestes estudos, três conclusões são constantes:
– O email é o meio mais utilizado para compartilhar informações na web (apesar dos “gurus” da chamada social media o tratarem como um “patinho feio”).
– As pessoas gostam de compartilhar informações que são inspiradoras, capazes de transmitir um caráter positivo.
– As pessoas compartilham para reforçar a sua identidade perante seu círculo social.
Veja também: O email nosso de cada dia

Deixe um comentário