Com Skype, Facebook reafirma ser um "utilitário de comunicação"

Uma das discussões existentes a respeito das “plataformas de redes sociais” envolve saber em qual negócio elas estão. Se são “utilitários de comunicação”, “plataformas de mídia” (empresas de conteúdo) ou ambos. Dependendo da escolha você tem dinâmicas diferentes.

Historicamente, se você se posiciona no mercado como uma empresa de conteúdo, gera receita por meio de publicidade e/ou assinaturas. Se você se coloca como utilitário de comunicação, a receita se dá via “serviços adicionais” (email por voz, SMS a mais, mais armazenamento etc). É meio difícil, por exemplo, imaginar uma empresa de telefonia (telefones são utilitários de comunicação) inserindo um anúncio no meio de uma conversa telefônica.

No final das contas, as plataformas de redes sociais podem ser duas coisas – plataformas de comunicação e de distribuição de conteúdo. Contudo, elas têm demonstrado que se posicionam melhor no negócio de comunicação do que no de conteúdo.

Em 2007, numa entrevista à TIME, Mark Zuckerberg disse que o Facebook era, antes de tudo, um utiliário. O futuro estava em reforçar cada vez mais o caráter comunicativo da plataforma de rede social. O Facebook seria mais próximo de uma empresa de telefonia do que qualquer outra coisa.

Ou seja, proporcionaria o mesmo tipo de experiência de um telefone – fornecer uma base tecnológica “neutra” para que as pessoas pudessem se comunicar e se conectar.

Não é à toa que, muitas vezes, no dia a dia, as plataformas de redes sociais substituem os telefonemas. Quantas vezes você não deixou de fazer uma ligação e preferiu enviar uma mensagem por meio do Facebook, Twitter ou Orkut?

Nesta quarta-feira, o Facebook reforçou mais ainda esse caráter de utilitário de comunicação com o lançamento da integração com o Skype, que permite aos usuários fazer videochamadas.

Segundo Zuckerberg, a parceria já existia há algum tempo e o lançamento não teria qualquer ligação com o Hangouts, do Google+, declaração que não convenceu muito (a parceria com o Skype poderia existir, mas talvez foi apressada devido ao recente lançamento da Google).

Com a parceria, o Skype tem acesso a uma base de 750 milhões de usuários do Facebook. E os usuários do Facebook, por sua vez, ganham mais um formato para se comunicar.

Por essas e outras, a gente vê que o Facebook vem se tornando um importante utilitário de comunicação com diversos formatos, algo que não será nenhuma surpresa se começar a chamar a atenção das empresas de telecom (aliás, a Telefônica já andou comprando plataformas de redes sociais).

Veja também: Google e uma das coisas mais íntimas que temos online

11 respostas para “Com Skype, Facebook reafirma ser um "utilitário de comunicação"”.

  1. as redes sociais chegaram para interagir o mundo
    mas se não tivermos um certo cuidado, podemos
    esquecer dos que estão próximos a nós…

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  2. Avatar de francisco carlos marrocos
    francisco carlos marrocos

    Tiago Dória, eu não faço uso de nenhum facebook prefiro o anonimato com responsabilidade, todavia, nada tenho contra os que o usam para se comunicar entendo que na web existe uma diversidade e eu a busco sem prender-me “horas” em utilitários, mais por força de minha formação: advogado e filósofo com laivos de jornalismo. Ademais meu tempo é curto diante do computador. E até tentei uma aventura no SKYPE malfada é verdade percebi que teria que me submeter aos caprichos de suas ferramentas umas tantas propagandas e PAGAR pela ligação – desisti-, no fundo, essa integração tendo por base a publicidade não é do meu agrado.

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  3. […] Não é à toa que de 3 anos para cá, serviços de ligação pela internet têm se tornado comuns. No mês passado, o Facebook anunciou uma integração com o Skype. […]

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  4. […] também: Com Skype, Facebook reafirma ser um “utilitário de comunicação” Enviar por […]

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  5. […] Google lançou o Hangouts no Google+. E o Facebook respondeu com a parceria com o Skype. O Facebook fez modificações em sua política de games, o Google+ respondeu com jogos. A empresa […]

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  6. […] Google lançou o Hangouts no Google+. E o Facebook respondeu com a parceria com o Skype. O Facebook fez modificações em sua política de games, o Google+ respondeu com jogos. A empresa […]

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  7. […] sua maioria, as pessoas tratam plataformas de redes sociais como utilitários de comunicação. Assim como se dá com o telefone, as pessoas as utilizam para se comunicar com […]

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  8. […] que a plataforma de rede social construiu nos últimos anos e do fato de ter se tornado um importante utilitário de comunicação, era natural que num momento qualquer recebesse regulação do governo. Com grandes poderes vêm […]

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  9. […] Apple com sua postura “device agnostic“, o Facebook tornando-se um importante utilitário de comunicação, a Google tentando gerenciar os bits da web e a Amazon misturando data mining, marketing e varejo. […]

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  10. […] de busca na plataforma de rede social. O grande potencial do Facebook está em ser um importante utilitário de comunicação para o usuário final e uma exclusiva e segmentada base de dados para empresas e anunciantes. Busca […]

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  11. […] nada para os usuários. O Facebook continuará servindo com a sua proposta – ser um poderoso utilitário de comunicação para os usuários finais e uma segmentada base de dados para as […]

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