"Consumerização" nos sites de notícias

Segundo recente estudo da Intel, um dos principais desafios atuais dos gestores de TI é a questão da “consumerização“, a introdução de novas tecnologias no ambiente de trabalho é, cada vez mais, impulsionada pelos próprios usuários, o que gera pressão para os setores de TI das empresas.

Em simples palavras. Antes, tecnologias de ponta apareciam primeiro no ambiente corporativo. O ambiente de trabalho estava na vanguarda. Hoje se inverteu. Os avanços tecnológicos acontecem com mais rapidez em produtos voltados para os consumidores finais, na computação pessoal.

O que gera um conflito nas empresas. Para os profissionais, a tecnologia fornecida pela empresa deve ser semelhante à que ele utiliza normalmente em casa. Devem ter a mesma flexibilidade e agilidade. Ou seja, o sistema de email da empresa deve ser tão “inteligente” quanto o Gmail. O sistema de publicação de conteúdo do jornal deve ser tão “simples e amigável” quanto o Tumblr.

O mesmo pode acontecer na web. Esperamos de um novo aplicativo a mesma ou superior agilidade de ferramentas as quais estamos acostumados e preferimos.

Quando se fala sobre uma ferramenta de upload de fotos, por exemplo, pensa-se logo em uma interface parecida com a de um Fotolog ou do Flickr e não em um serviço que você leva de 5 a 6 cliques até chegar a ação desejada – publicar imagens na web.

De olho nisso, o jornal novaiorquino Daily News lançou o uPhoto, funcionalidade que permite aos leitores publicar fotos em matérias do jornal, de forma tão simples quanto compartilhar uma foto no Facebook. Basta clicar e arrastar a imagem para um box azul no rodapé da página.

O recurso é utilizado em reportagens nas quais os leitores são convidados a enviar uma foto, como uma sobre o calor em Nova York e outra sobre a Parada Gay na cidade.

Para criar o recurso, o jornal utiliza a plataforma da startup Olapic, já adotada pela AOL.

Veja também: 5 firulas em sites de notícias, em 2010

6 respostas para “"Consumerização" nos sites de notícias”.

  1. puta ferramenta. e simples.

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  2. Avatar de francisco carlos marrocos
    francisco carlos marrocos

    Tiago Dória, não poderia ser diferente porque novas tecnologias implicariam em treinamentos e por conseguinte indisponibilidade no trabalho mais gasto com profissionais que ensinariam etc. Quanto ao “upload” faço restrições na medida em que nem todos querem sair do anonimato e, isso há que se respeitar, a privacidade, mas tem a turma ” do não estou nem aí “. Boa essa informação, o “nydailynews” tem nele publicado uma matéria curiosa o tal de ” EL COLACHO “, uma tradição das mais perigosas.

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  3. Bom dia Tiago !

    Pelo que constatei, os serviços da netflix no Brasil são de estelionato, se prevalecerem as reclamações dos usuários que por impulso, assinaram e não tem onde reclamar.
    Uma empresa que chega ao Brasil com esse tipo de atitude, não deveria ser exaltada por vocês que propagam informações, mas sim banidas para que outros incautos, não caiam em uma arapuca, como está se tipificando essa netflix.
    Adoro tecnologia, mas me retrataria se informasse algo que é prejudicial, como é meu feitio.
    Estou à disposição.
    Obrigado.

    Abraço,
    Ruy

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  4. […] também: Consumerizacao nos sites de noticias Enviar por […]

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  5. […] Semelhante a outras áreas, as empresas de jornalismo vêm sendo afetadas pelo processo de consumerização. Ou seja, há a crescente expectativa de que o sistema de publicação de um jornal seja tão […]

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