Nesta semana, o Vaticano inicia uma nova fase de sua presença na internet. Na quarta-feira, será lançado o News.va, agregador de conteúdo da Igreja Católica (atualização – o site já entrou no ar, antes do previsto).
No endereço, serão agregadas todas as informações publicadas pelo Vaticano na mídia impressa, web, TV e rádio. Além disso, pronunciamentos e homilias do papa serão transmitidas ao vivo. Tudo isso integrado a plataformas de redes sociais – Facebook e Twitter.
O motivo do lançamento é simples – organizar todo o conteúdo produzido pelo Vaticano. Usar o agregador para fazer com que os próprios departamentos do Vaticano não ajam isoladamente, tendo assim um discurso coerente. Ou seja, a intenção é tornar a mensagem do Vaticano mais simples e coesa para quem está do lado de fora.
O News.va será lançado com versões em italiano e inglês. Uma versão em português está prevista.
O agregador foi desenvolvido pela agência espanhola 101.
Chama a atenção a forma como esse lançamento foi noticiado – com uma certa surpresa. Na realidade, o Vaticano é responsável por um dos primeiros grandes sites na web. Foi lançado em 1995. É um dos mais visitados do mundo, inclusive ganhou um Webby Awards (Oscar da internet).
Canal no YouTube, página no Facebook e aplicativo para iPhone fazem há um bom tempo parte da estratégia de conteúdo do Vaticano. Diga-se de passagem uma presença na web mais marcante que muita instituição moderna dita “conectada e digital”.
Veja também: A responsável pelo Papa no YouTube

Deixe uma resposta para francisco carlos marrocos Cancelar resposta