Cloudcomputing é uma das tecnologias mais disruptivas na educação

Uma discussão que chamou a minha atenção durante o 2º e último dia do Fórum da Liberdade, que aconteceu em Porto Alegre, foi a sobre “Educação no futuro”, que reuniu Alex Dias, ex-diretor geral da Google Brasil e atual CEO da Anhanguera Educacional, e o presidente da IBM Brasil Ricardo Pelegrini.

Segundo o ex-diretor da Google Brasil, o sistema de educação com base na presencialidade está falido. Cada vez mais a experiência educacional como um todo terá importância (não apenas a presença em sala de aula).

Mais do que marcar presença, o aluno terá a responsabilidade de trazer habilidades para a sala de aula.

A tecnologia de cloudcomputing é vista por Dias como uma das mais disruptivas na área educacional. “O conteúdo não ficará mais restrito à sala de aula, ao caderno ou laptop. Estará acessível por meio de diversos dispositivos”. O conhecimento terá portabilidade, segundo Dias.

O presidente da IBM Brasil, por sua vez, aposta no potencial educacional da tecnologia de natural language processing, utilizada no sistema Watson da IBM, que é capaz de entender perguntas em linguagem natural de maneira precisa.

Em sua apresentação, Pelegrini fez algumas críticas ao sistema educacional brasileiro.

Na formação básica dos brasileiros, não existe um incentivo ao conhecimento técnico, o que acaba se tornando uma vantagem competitiva para os outros países. Além disso, o setor de serviços é o que mais cresce no Brasil, no entanto faltam faculdades para formação de profissionais nessa área.

* Viajei a convite do Fórum da Liberdade *

Veja também: As pessoas estão nas “nuvens” faz tempo

Crédito da foto: Tiago Trindade

3 respostas para “Cloudcomputing é uma das tecnologias mais disruptivas na educação”.

  1. Concordo com o Ricardo Pelegrini. Aqui no Brasil falta muita capacitação para o setor de serviços. Com a democratização do ensino superior, o ensino técnico ficou de lado.

    Curtir

  2. Disponibilizar material na Internet é sinônimo de computação nas nuvens? Pronto, vulgarizou o termo definitivamente.

    Curtir

  3. […] também: Cloudcomputing é uma das tecnologias mais disruptivas na educação Enviar por […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *