Romero Rodrigues, cofundador do Buscapé, e Paulo Castro, diretor geral do Terra Brasil, foram categóricos. Falta mão de obra especializada no meio digital no Brasil.
Segundo Castro, vivemos um momento de “gap” de recursos humanos. Falta gente até na área de telemarketing. Os poucos profissionais qualificados (com conhecimento técnico e que realmente entendem o meio) são muito disputados pelas empresas, destacou Rodrigues.
Os dois executivos foram palestrantes do 2º painel da 24º edição do Fórum da Liberdade, que acontece em Porto Alegre e tem como tema “Liberdade na Era Digital“.
Cada um falou por mais ou menos 15 minutos.
O diretor geral do Terra fez um comentário que eu gostei bastante – sobre o consumo simultâneo de conteúdo entre dispositivos (TV como tela principal e dispositivos móveis como 2ª tela), assunto que venho comentando há um bom tempo aqui, no blog.
Segundo Castro, pesquisas indicam que esse hábito já é comum entre os brasileiros, o que muda muitas vezes é o dispositivo usado para consumo simultâneo com a TV. Nas classes mais altas, tablets e laptops. Nas classes mais baixas, computadores que, na maiorias das vezes, ficam no mesmo cômodo da TV.
Romero, por sua vez, destacou a importância da curadoria. Segundo ele, cada vez mais, é difícil encontrar conteúdo de qualidade e relevante na web, por isso o que vai crescer daqui para frente é a informação com curadoria e análise.
O cofundador do Buscapé acredita que a web vive de ciclos e as pessoas voltarão a valorizar produtos com conteúdo primário, de qualidade e com boa produção.
No 1º painel do Fórum da Liberdade, o Lobão foi um dos palestrantes.
O músico falou sobre “liberdade individual”, mas acabou comentando a respeito de “música e internet”.
Lobão acredita que, no meio artístico brasileiro, o papel da internet é supervalorizado. Segundo ele, a principal plataforma de divulgação de música no Brasil ainda é o Faustão e as rádios. A internet tem um papel coadjuvante e, na realidade, ajuda a criar guetos.
“No Brasil, na área de música, a internet mostra, as rádio fazem o sucesso e a TV consagra. Ter um milhão de seguidores na internet não quer dizer que você vai imprimir a sua música na cultura brasileira”.
* Viajei a convite do Fórum da Liberdade *
Veja também: Hans Donner + Freakonomics: 1º dia do HSM Management
Crédito das fotos: Tiago Trindade


Deixe uma resposta para Helder Cancelar resposta