Meia década de microblogging

Se a gente olhar com calma, 2006 foi um ano marcante para a web. O YouTube foi comprado pela Google por US$ 1,65 bilhão, o DRM começou a dar sinais de morte, e, sem alarde, o Twitter foi criado (a ferramenta ficaria bem conhecida quase um ano depois, durante o festival SXSW).

No aniversário de 5 anos, o Twitter divulgou um vídeo comemorativo e diversos números hipnotizantes. Contudo, por motivos de autopromoção, não revelou, uma vez mais, o número de usuários ativos da ferramenta (pessoas que realmente estão usando o serviço).

Número de usuários registrados, por si só, sem o parâmetro de ativos, diz pouco (seu serviço tem 20 milhões de pessoas registradas, mas não é difícil imaginarmos que, por exemplo, apenas 8 milhões o utilizam efetivamente).

Durante  os 5 anos, em muitos momentos, o serviço de microblogging foi, ao mesmo tempo, super e subvalorizado.

Na área de TV, ajudou a reforçar o conceito de 2 telas e de consumo simultâneo de conteúdo (comento no Twitter o que está passando na TV).

Tornou-se uma importante “plataforma de embarque” para outros sites, fazendo com que os autores de blogs considerem o Twitter uma fonte mais importante de tráfego do que utilizar técnicas de indexação nos sistemas de busca. Injustamente o Twitter foi acusado de “roubar” audiência dos blogs, enquanto que, na realidade, se transformou em um grande redirecionador de tráfego (o que o Twitter “roubou” foram os comentários).

Popularizou uma sintaxe de @s e #hashtags, que depois passou a ser utilizada por outros serviços.

Para alguns, de solução passou a ser problema para o “overload informativo”. No início, o Twitter era visto como um filtro à avalanche de informação. Porém, ajudou a criar outra, o que acabou por abrir espaço para serviços como o Paper.li, que produz um resumo diário do Twitter e funciona como “um filtro do filtro”, ou ainda a revista Flipboard, que destaca os tweets mais importantes de sua timeline.

A maior mudança se deu no ano passado quando o Twitter se assumiu como uma empresa de conteúdo. Na época, Kevin Thau, vice-presidente de negócios da rede de microblogs, afirmou que o Twitter não é uma rede social, seu foco não é conectar pessoas. As pessoas vão ao Twitter para encontrar informações, conteúdo.

Esse posicionamento fez com que o serviço de microblogging mudasse o layout do site e experimentasse formas nem sempre bem sucedidas de monetizar esse conteúdo. Essa postura gerou diversos atritos entre o Twitter e desenvolvedores de aplicativos para o serviço de microblogging (a partir do momento em que o Twitter planeja ter receita com publicidade, é obrigado a controlar melhor a “experiência” dos usuários com o serviço de microblogging).

É nítido que o Twitter perdeu muito do seu impacto inicial. Não é mais novidade para os chamados “early adopters”. Hoje sites e aplicativos, como 4chan, Instagram e até Facebook, são vistos bem mais na ponta de inovação.

Para relembrar os 5 anos, separei 10 posts sobre o Twitter. Uma pena que, com as mudanças de sistemas de publicação do blog, alguns textos acabaram se perdendo.

Repare que, no início, era meio difícil explicar o que era e para que servia o serviço de microblogging.

1) Hype do microblogging chega ao Brasil

2) Primeiro raio-X da “twittosfera brasileira”

3) Como foi participar de um programa que mistura TV com Twitter

4) Twitter até no telão da redação

5) O que acontece quando as celebridades viram “nerds”

6) A incrível foto do Twitter

7) Compra do Summize pelo Twitter mostra a importância da API pública

8) Difícil arte de mensurar o Twitter

9) Uma nova sintaxe para o Twitter

10) Novo Twitter deixa evidente diferenças com o Facebook

Somente por curiosidade, a imagem que abre o post é do meu primeiro tweet. Em inglês, aliás, pois havia poucos brasileiros no Twitter e a ideia no início era que cada tweet fosse uma espécie de “check-in” – indicasse aos seus contatos o que você estava fazendo em determinado momento.

Veja também: Matou a grade de horário e balançou os direitos autorais

5 respostas para “Meia década de microblogging”.

  1. […] Meia década de microblogging – tudo o que o Twitter fez pela internet em 5 anos. […]

    Curtir

  2. Pra mim, o twitter é um marco pela importância dos usuários no desenho da plataforma e sua utilidade. Li em algum lugar que o uso de arrobas e hashtags não foram idéia do twitter, mas sim dos usuários.

    Curtir

    1. @Pedro Daltro

      O arroba era usado bastante em fóruns de discussão. O uso das hashtags foi ideia do Chris Messina.
      http://factoryjoe.com/blog/2007/08/25/groups-for-twitter-or-a-proposal-for-twitter-tag-channels/

      Curtir

  3. Valeu, Thiago! Sabia não.

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *