Algo que eu comentei, na semana passada, na crítica ao The Daily começou a ganhar espaço na quarta-feira.
Em comunicado oficial, a Associação Europeia de Jornais (ENPA) se mostrou preocupada com o (novo) modelo de assinaturas da iTunes, no qual a Apple fica com 30% em cada transação.
Além de um possível monopólio da empresa na assinatura de publicações, a Associação teme uma perda do contato com os assinantes, na medida em que a Apple será responsável por toda intermediação da venda das assinaturas via iPad, chegando a ficar com toda base de dados sobre os assinantes.
Na crítica ao The Daily, eu havia comentado que o (novo) sistema de assinaturas da iTunes colocaria um pouco de atrito (talvez temporário) na relação entre a Apple e as empresas de mídia.
Por outro lado, não há muito o que discutir a respeito das facilidades que o sistema proporcionará aos usuários – você precisa digitar uma única vez o número do cartão de crédito, basta dar dois cliques para assinar uma publicação, não precisa fazer cadastros em diversos lugares.
Aqui, no Brasil, parece que, por enquanto, a questão não preocupa muito.
Estadão, O Globo e Folha confirmaram à Macworld que, mesmo com o novo sistema de assinatura, passarão a cobrar por conteúdo no iPad ainda neste trimestre.
Veja também: Gratuito é bem melhor, mas o pago tem a sua chance
Crédito da foto: AppleTone

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