Nesta semana, saiu o Dossiê Universo Jovem 5, estudo produzido pela MTV Brasil sobre como os jovens brasileiros consomem mídia.
A pesquisa foi feita com jovens de 12 a 30 anos, das classes A, B e C.
Dois pontos valem um comentário:
Um deles é que boa parte dos jovens (42%) assiste ao conteúdo da TV pela internet. O que não representa muita novidade se a gente pensar historicamente. Vale lembrar que a internet surgiu justamente para ser uma plataforma mais eficiente que a TV.
Portanto, se os jovens assistem cada vez mais TV na web, é sinal de que a internet está cumprindo a sua missão para a qual foi desenvolvida – ser uma plataforma de comunicação e de distribuição de conteúdo mais eficiente que as plataformas anteriores (TV, rádio e impresso).
O estranho seria se o contrário estivesse acontecendo a essa altura do campeonato.
Outra questão é que os jovens procuram o meio que é mais conveniente e não necessariamente o digital. De repente, em um certo contexto, ler uma revista impressa é mais conveniente do que ligar e abrir um laptop. Ouvir um rádio pode ser mais apropriado do que escutar um podcast no celular.
Existe um mito de que as pessoas querem somente as mídias digitais. Na verdade, as pessoas buscam facilidade. O que acontece é que, na maioria das vezes, o digital é quem atualmente oferece melhor essa facilidade – rapidez, baixo custo, opções.
Porém, para entender como os jovens consomem mídia, melhor do que checar números é ler as frases dos entrevistados. Separei algumas.
Eu queria ter uma entrada USB na minha cabeça
Masculino, 15 anos, classe A, Porto Alegre
Internet é uma mistura de telefone, com carta e TV.
Feminino, 15/17 anos, classe C, Recife
De certa forma até a gente acaba sendo mídia, você vê uma notícia importante e tenta passar para as pessoas. Nesse sentido, eu também sou uma mídia.
Feminino, 15/17 anos, classe A, São Paulo
Mídia é como um ascensorista: tanto levanta como derruba uma pessoa, como o caso do Ronaldo, o fenômeno. Ele tava no auge da mídia e, depois, ficou lá embaixo e, depois, subiu de novo
Feminino, 26/30 anos, classe C, Rio de Janeiro
Sair de casa sem o celular é a mesma coisa que sair sem cueca, você até sobrevive, mas se sente muito mal, parece que tem alguma coisa te incomodando
Masculino, 18/21 anos, classe B, Rio de Janeiro
Se eu coloco um tema na internet, Britney Spears: aparecem 300 blogs que falam sobre ela. Aí você vai juntando as informações que cada um diz, e você faz sua opinião sobre o artista.
Feminino, 13 anos, classe B, Rio de Janeiro
Tenho Orkut e Facebook, uso todos os dias, mais o Orkut. Muito pra me comunicar com amigos, fofoquinhas, ver fotos dos outros, do meu ex-namorado, que agora está namorando com outra.
Feminino, 21 anos, classe B, Porto Alegre
Amigos virtuais eu não considero amigos mesmo, considero amigos da internet. Eu não gosto muito de conhecer pessoas de outra cidade que eu nunca vi na minha vida, eu não sei quais são as intenções.
Feminino,17 anos, classe A, Ribeirão Preto
Eu não gosto de adicionar quem eu não conheço. Tenho quase 100 amigos no meu Facebook e conheço todos
Feminino, 17 anos, classe A, São Paulo
O símbolo da TV é a união da família. Quando estamos assistindo, estamos sempre conversando. É a hora que estamos juntos
Masculino, 20/24 anos, classe C, São Paulo
A TV aberta se preocupa mais com a audiência e menos com conteúdo. A TV fechada não, ela tem um respeito maior e preocupação em mostrar conteúdo.
Masculino, 20/24 anos, classe C, São Paulo
O jornal é grande, difícil de mexer, suja, rasga fácil, difícil, desajeitado para ler porque é muito grande
Masculino, 17 anos, classe A, São Paulo
Ouvi uma música legal na rádio, gostei. Vou pegar o nome dela para quando chegar em casa jogar na internet e baixar
Masculino, 20/24 anos, classe C, São Paulo
Veja também: Por que compartilhar notícias?

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