Um jornal exclusivo para tablet

Neste final de semana, foi criado um burburinho em torno dos rumores de que a News Corp, responsável pelo Wall Street Journal e o MySpace, lançará o The Daily, um jornal que estaria disponível apenas no iPad. O projeto estaria sendo desenvolvido em parceria com a Apple.

Segundo o Guardian, o Daily vai emular uma publicação impressa em um meio digital. A edição será fechada na madrugada e disponibilizada no dia seguinte no iPad. Será paga e contará com notícias do dia a dia. Republicará conteúdo de outras publicações da News Corp.

O projeto entraria no ar somente no ano que vem.

Parece ser algo novo, mas a revista Gourmet, que foi ressuscitada neste ano, também é publicada apenas no tablet da Apple. Não conta com versão impressa nem web.

Em entrevista recente ao Financial Times, James Murdoch, filho de Rupert Murdoch e vice-presidente operacional da News Corp, já havia adiantado que a empresa estava trabalhando em uma publicação exclusiva para iPad. E afirmado que o tablet da Apple poderia levar o jornalismo a “um novo patamar”.

O próprio Murdoch pai deu algumas declarações neste ano afirmando que os tablets poderiam ser uma solução para as empresas de jornalismo.

O projeto do Daily levanta várias questões. Qual o papel da Apple? Ela fornecerá apenas a tecnologia? Essa tecnologia será disponibilizada para outras editoras?

Em tempos em que existe um fluxo constante de informação e a notícia mais recente é a mais importante, em um dispositivo digital, vai dar certo uma publicação que conta com um modo de produção linear, com começo, meio e fim? Em uma época em que os usuários são cada vez mais multiplataforma, criar um produto apenas para uma delas vale a pena?

O que fica evidente com esse lançamento e as recentes declarações públicas é que, para os executivos da News Corp, o desafio atual do jornalismo não é tanto narrativo, mas simplesmente uma questão de mudar de plataforma, do papel para o digital, da banca de revista para o tablet.

Veja também: O futuro da mídia segundo um hacker do NYTimes

Crédito da foto: Grant Robertson

6 respostas para “Um jornal exclusivo para tablet”.

  1. É uma visão limitada e um tanto antiga – por que limitar conteúdo a uma plataforma, quando o mote, agora, como você bem disse, é a distribuição multiplataforma? Veja o exemplo da revista da Martha Stewart: no vídeo de apresentação da Adobe para a publicação no iPad, ela explica que importante é que o conteúdo chegue ao leitor, 'seja através do impresso, flip [Zinio] ou tablet'. Uma visão sensata e até um pouco lógica, não é?

    Curtir

  2. Avatar de runmotherfuckerrun
    runmotherfuckerrun

    é, isso é muito estranho… ainda mais depois de ler esse texto do Tim Berners-Lee – http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=….

    ele reclama do facebook, por criar ilhas de informações, q não são acessíveis, e fala também da Apple e do Ipad. vale a lida. vim pra cá hj curioso pra saber se vc tinha escrito alguma coisa sobre esse texto.

    abs

    Curtir

    1. Acho que vou comentar em breve

      abs

      Curtir

  3. Acho que ainda é muito cedo para definir uma linguagem específica para um tablet – essa seria a única vantagem de direcionar conteúdo pensando em um nicho só.

    Essa tentativa da News Corp. pode ser um tiro no pé, já que os usuários de iPad têm acesso a outras alternativas de informação. Creio que a 'aventura' dos Murdoch nesse segmento deve vir acompanhada de algum serviço que beneficie o usuário. Senão, será apenas mais uma página no meio de bilhões de outras no meio da rede.

    Abs!

    Curtir

  4. […] comentaram, poucos fizeram reflexões sobre o tema. Sobraram blogs como o Herdeiro do Caos e o do Tiago Dória para pensar um pouco sobre o assunto. E vamos, então, à contribuição do Tabletas, com um lado […]

    Curtir

  5. […] O lançamento do Daily, publicação da News Corp exclusiva para iPad, foi adiado. Tenho curiosidade de acompanhar esse […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Tiago Ferreira Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *