Facebook é uma plataforma de rede social. Sua missão é fornecer uma base tecnológica para que as pessoas possam se comunicar e se conectar.
Na prática, o Facebook está bem mais no negócio de comunicação do que de conteúdo.
Esse caráter ficou mais evidente ainda com o lançamento do novo sistema de mensagens do Facebook, que integra email, messenger, chat e SMS.
A ideia é criar uma grande caixa de entrada, um lugar que armazene todas as conversações que você tem no dia a dia, via SMS, messenger, chat e email.
O detalhe é que você poderá enviar ou responder a qualquer mensagem, não importa o formato ou dispositivo. O que acompanha um comportamento meio comum.
Na prática, será possível responder um email com um SMS, por exemplo. Ou uma mensagem no messenger com um email e vice-versa.
Como parte do sistema, um endereço de email com a terminação “@facebook.com” será disponibilizado para cada usuário. E semelhante ao Priority Inbox, do Gmail, o sistema de mensagens terá um “filtro de relevância” – o “Social Inbox”, que dará destaque às mensagens enviadas por pessoas com quem você mais se comunica.
O lado positivo é que, em parte, o novo sistema do Facebook resolve dois problemas comuns nas plataformas de redes sociais – a ausência de um histórico das conversas e o fato de seus sistemas de mensagens não “conversarem” com outros sistemas (você pode enviar mensagens somente para as pessoas que são usuárias de uma determinada rede social).
Com o novo sistema do Facebook, a promessa é a de que será possível receber e enviar mensagens (no caso, emails) para pessoas que estão fora do Facebook e ainda arquivar/registrar/catalogar e fazer buscas nas conversas.
Outra questão é que o novo sistema pode reduzir a quantidade de spam, visto que é possível controlar melhor quem pode enviar mensagens para você.
O lado negativo é a questão da privacidade. Todas as mensagens (SMS, emails e chats) ficarão armazenadas nos servidores do Facebook. Além disso, o sistema de email do Facebook não aceita IMAP ou POP. Ou seja, não é assim tão universal.
E, na medida em que a ideia é criar um hub de conversas, o sistema falha ao não agregar mensagens de vídeo e voz.
O novo sistema de mensagens, claro, é voltado para o público jovem, que, no dia a dia, se comunica de forma mais descompromissada e imediata.
Na apresentação do projeto à imprensa, Mark Zuckerberg, cofundador do Facebook, falou que email é “algo muito formal” e o público jovem quer algo mais dinâmico. Enfim, deixou claro que o produto é voltado para o público mais jovem.
Dificilmente uma empresa vai utilizar um email com a terminação @facebook.com ou alguém que trabalha com “informações cruciais” deixará os seus dados com uma empresa cujo o cofundador disse recentemente que, hoje em dia, a privacidade não tem tanta importância.
Internamente, o projeto teve uma relevância grande. Quinze engenheiros do Facebook trabalharam no novo sistema de mensagens, que, nos próximos meses, estará disponível, mas somente para usuários convidados e com acesso a partir dos EUA.
Com esse lançamento, o Facebook reforça o seu caráter de plataforma de comunicação.
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