Hans Donner + Freakonomics: 1º dia do HSM Management

Nesta segunda-feira, passei boa parte do tempo no HSM ExpoManagement 2010, evento de gestão e estratégia que acontece até quarta-feira em São Paulo.

O economista Steven Levitt, autor do best-seller Freakonomics, foi um dos palestrantes. Levitt é considerado um dos economistas com menos de 40 anos mais influentes do mundo.

A palestra dele valeu por dois motivos:

Primeiro por mostrar que, se você quiser fazer sucesso na vida profissional, deve escolher um tema que ninguém leva muito a sério. O pai de Levitt, o médico Michael Levitt, por exemplo, se especializou em uma área que os seus colegas davam pouca importância – “gases intestinais”.

Com poucos profissionais na área, no final das contas, Levitt pai tornou-se o maior especialista em flatulência do mundo (nem preciso dizer que quando Levitt contou essa história, que é verídica, o auditório do HSM caiu na gargalhada).

A própria história profissional de Levitt filho vai por esse caminho. O sucesso do livro Freakonomics vem do fato de que ele foge dos temas tradicionais da economia e aborda assuntos banais que poucos economistas teriam interesse ou não levariam a sério.

Seus colegas acham os newsgames ridículos? Talvez aí esteja uma oportunidade profissional.

Outro ponto interessante da palestra foi quando Levitt contou que o grande problema das empresas é não admitir que não sabem nada, não têm uma resposta para tudo.

“No mundo dos negócios todo mundo sabe de tudo e a coisa mais importante é fingir que não sabe de nada”, ironizou.

Também presente no HSM ExpoManagement, Hans Donner, designer responsável pela identidade visual da Rede Globo, fez uma palestra mais motivacional. Falou sobre sua carreira profissional, exaltou o Brasil e o papel do design em criar uma identidade nacional.

Donner citou Steve Jobs como exemplo de gestor que coloca o design como ponto crucial num projeto. E indiretamente meio que fez uma ligação entre a Apple e a Rede Globo, são duas empresas que chegaram onde chegaram por valorizar uma identidade visual, a parte do design.

Durante a apresentação, o designer explicou melhor o Timension (imagem acima), projeto de criação de um novo tipo de relógio, que, diga-se de passagem, está presente como recurso nativo do sistema operacional Windows Vista, e conta com aplicativo para iPhone.

A ideia é mudar a forma como acompanhamos o tempo. Diferente do tradicional relógio, trabalha com a questão de luz e sombra, dia e noite, que remete à rotação da Terra em relação ao Sol. O círculo interno refere-se aos segundos; o externo, aos minutos; e o do meio, às horas.

O projeto é ambicioso. Aliás, Donner deixou claro que ambição e, principalmente, persistência são duas características essenciais de quem quer criar coisas novas.

Veja também: As pessoas estão nas “nuvens” faz tempo

Crédito da foto: HSM Brasil

3 respostas a “Hans Donner + Freakonomics: 1º dia do HSM Management”

  1. Avatar de Guilherme Bender
    Guilherme Bender

    Não acredito que as empresas tenham a pretensão de saber tudo, mas na Teoria da Administração estudamos a empresa como uma organização provedora de produtos ou serviços que atendem às necessidades da sociedade. Ora, a existência das empresas é a sua própria relação com o contexto. Entender as tendências e saber responder a elas é garantir a sua própria sobrevivência.

    Curtir

  2. […] Veja também: Hans Donner + Freakonomics: 1º dia do HSM Management […]

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *