Para blogs, Twitter e Facebook são mais importantes que SEO

Como fonte de tráfego e novos visitantes, para os blogs, publicar links para posts no Twitter e no Facebook é mais importante do que utilizar técnicas de SEO, revela a última parte do State of the Blogosphere 2010, estudo anual que faz um raio-X dos blogs em todo o mundo.

Segundo a pesquisa, autores de blogs veem o Facebook e o Twitter como fonte mais eficiente de tráfego e de visibilidade do que utilizar técnicas de indexação ou deixar comentários em outros blogs, atitudes que, até pouco tempo atrás, eram vistas como essenciais para atrair audiência.

Para trazer para si visitantes, 66% usam o Twitter; 65%, o Facebook; 54% colocam comentários em outros blogs, esperando receber atenção e visitas, e somente 38% utilizam técnicas de  SEO.

Sinal de que alguns autores de blogs estão publicando menos conteúdo para agradar somente sistemas de buscas.

Assim como em outras mídias digitais, entre os blogs, o Google Analytics caminha para se tornar “padrão de mercado” – 61% dos entrevistados utilizam a ferramenta da Google para mensurar a audiência.

WordPress continua sendo o sistema de blogs mais utlilizado (40%). Apesar de todo hype, o uso do Tumblr não passa dos 2%.

Custo, funcionalidades e possibilidade de customização são, na respectiva ordem, os principais critérios na hora de escolher um publicador ou serviço de hospedagem de blogs.

Aumentou um pouco a quantidade de blogs que usa conteúdo multimídia – fotos. Em 2009, 82%. Neste ano, 87%. Vídeos permanecem na mesma, 50%.

Para gerar receita para os seus blogs, a maioria usa banners, Adsense e programas de afiliados.

Grande parte das pessoas (44%) não gera qualquer receita com o blog.

Neste ano, o vazamento de óleo no Golfo do México foi o assunto que mais causou burburinho nos blogs. Barack Obama foi a personalidade mais comentada e iPad Review, do blog Ubergizmo, o post que mais recebeu links em 2010.

Em resumo, principais pontos do State of the Blogosphere 2010:

1) Crescimento do uso de dispositivos móveis.
2) Twitter e Facebook não são mais vistos como inimigos. Pelo contrário, são importantes fontes de tráfego e novos visitantes. Mais importante que SEO.
3) Google Analytics caminha para se tornar padrão.
4) Autores de blogs considerados profissionais estão atualizando cada vez mais os seus sites.
5) Um otimismo entre os blogs. A maioria das pessoas está mais satisfeita com os seus blogs e pretende investir mais neles – abordar mais assuntos, dedicar-se mais, escrever livros.

Veja também: Novos recursos para blogs

Crédito das fotos: Unclefuz e FT

10 respostas para “Para blogs, Twitter e Facebook são mais importantes que SEO”.

  1. Parabéns pelo belo post, realmente vejo essa tendência de colocar ferramentas para dá tweet e pública nos posts. Eu mesmo utilizo no, meu blog e com isso ganhei visitas.
    Ps. Cheguei aqui através do twitter rara.
    Atenciosamente: Fábio Pessoa.

    Curtir

  2. Olá Thiago,

    Pelo o que eu pude perceber do seu post, o título correto seria "BLOGUEIROS twitter e facebook são mais importantes que seo" e não necessariamente mais importante para BLOGS como você colocou no título.

    Ao meu ver, sem tirar a importância de nenhuma mídia social, o SEO, quando se pensa em longo prazo é mais importante do que as mídias sociais, a final, você não irá ficar divulgando seu post antigo todo dia no twitter ou facebook, somente os novos, enquanto com o SEO, ele sempre fica disponível para o usuário no buscador.

    Claro que para o BLOGUEIRO, é muito mais fácil e prático ele twittar ou compartilhar no facebook do que pensar, montar e executar as técnicas de SEO, isso requer estudo e nem todos estão dispostos a fazer.

    Abraços,
    Domicio Neto

    Curtir

    1. O ideial seria blogueiros. Eu utilizei blog por que o termo "blogueiro" não caberia no título.
      Acredito que o uso do Twitter e do Facebook não dispensa SEO. É tão imporante quanto.
      O que essa pesquisa talvez esteja detectando é o crescimento da importância do SMO http://en.wikipedia.org/wiki/Social_media_optimiz

      abs

      Curtir

      1. O Google já tem em conta os links das redes sociais e também o vídeo como fatores de indexação

        Cumprimentos,
        Jorge Cunha

        Curtir

  3. Olá Tiago,

    Muito bom o post, porém também acho q o caminho que tem se trilhado é para q cada vez mais Search e Social estejam interligados, o q fundirá Mídias Sociais nas estratégias de SEO (para quem faz SEO de verdade).

    Ainda acrescentaria q tudo está caminhando para o Trio Search, Social e Local (SEO, SMO e Geolacalização / Local Search)

    Abraços

    Erik

    Curtir

  4. […] » Blog Archive » Para blogs, Twitter e Facebook … Após a sua avaliação, vote ou comente Fonte Como fonte de tráfego e novos visitantes, para os blogs, publicar links para posts no Twitter e no […]

    Curtir

  5. Oi, Tiago,

    não tenho muito conhecimentos em relação ao SEO, mas percebo o grande retorno que tenho com o Twitter e o Facebook. Inegavelmente são ferramentas muito importantes na divulgação do meu blog, por exemplo.
    Mas acho que devo conhecer melhor as formas de utilizar o SEO também.
    Abraços,
    Vinícius Vogel

    Curtir

  6. Tenho observado esse fenomeno com meu site e blog. Quando publico meus links no Twitter e Facebook o retorno é imediato.

    Curtir

  7. […] de embarque” para outros sites, fazendo com que os autores de blogs considerem o Twitter uma fonte mais importante de tráfego do que utilizar técnicas de indexação nos sistemas de busca. Injustamente o Twitter foi acusado […]

    Curtir

  8. […] 2009, muito se comentou sobre “a morte dos blogs“. O fato é que o efeito foi inverso: os dois canais se tornaram importantes fontes de tráfego. Entretanto, a principal consequência dessa integração veio em um lugar que já foi palco de […]

    Curtir

Deixe uma resposta para Vinícius Vogel Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *