Neste ano, eleitores marcaram mais presença na internet e a rede serviu como plataforma para a publicação de informações e dados sobre as eleições. O projeto NeoFluxo resolveu agregar e armazenar parte deles e ainda disponibilizá-los em “formato aberto” na web.
Durante o período eleitoral, o NeoFluxo coletou dados nos canais oficiais (Flickr, site, Twitter, YouTube, Facebook) e menções específicas no Twitter sobre três dos candidatos à presidência – Serra, Marina e Dilma. Foram mais de 20 milhões de palavras-chaves e menções aos candidatos.
A intenção é saber, de forma mais precisa, como as eleições foram discutidas na web. Ter um termômetro de como ocorreram as discussões a partir dos dados coletados.
A internet serviu somente como palco para boatos ou tivemos discussões de alto nível? As duas coisas? A rede potencializou a militância? As campanhas oficiais realmente conseguiram pautar as discussões na rede? – são algumas das perguntas que podem ser respondidas.
O projeto acompanha a tendência de publicações internacionais como NYTimes e Guardian e publica todos os dados em “formato aberto” (XML e JSON) e sob uma licença (Creative Commons) que permite uma utilização mais livre das informações.
O objetivo final é que a própria sociedade se aproprie desses dados, confronte os mesmos e construa mashups e outras visualizações em torno deles, e, desse modo, possa compreender melhor como foi o fluxo de informações durante as eleições deste ano.
O NeoFluxo é um projeto do Grupo de Pesquisa Comunicação, Tecnologia e Cultura da Rede do Programa de Mestrado da Cásper Líbero (Teccred), coordenado pelo pesquisador Walter Lima. E conta com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
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