Resultados melhores ou mais rápidos nas buscas?

Em 2007, Microsoft e Facebook entraram em acordo. A empresa cofundada por Bill Gates comprou 1,6% da plataforma de rede social. De lá para cá, pouca coisa mudou. Porém, nesta quarta-feira, foi anunciada uma integração maior entre as duas empresas.

O Bing, sistema de busca da Microsoft, anunciou que utilizará informações do Facebook para melhorar os resultados das buscas.

Caso você faça uma busca no Bing, sites e vídeos que os seus contatos mais compartilharam e “curtiram” no Facebook ficarão em destaque nos resultados da pesquisa.

A ideia é que os seus contatos no Facebook atuem como um critério de relevância, um “filtro social”, ajudem a definir o que é relevante ou não para você em uma pesquisa. O conceito é interessante, mas isso não quer dizer que ao ser aplicado vai dar certo.

O que essa parceria deixa mais evidente é uma pequena diferença entre Google e Microsoft.

Nos últimos meses, enquanto a Google se preocupa em anunciar que é capaz de exibir de forma mais rápida resultados nas buscas (Google Instant, por exemplo), a Microsoft por meio da parceria Bing + Facebook mostra que quer fornecer melhores resultados (o que faz sentido. O principal problema dos sistemas de buscas não é a velocidade, mas a relevância dos resultados).

Além disso, a integração é mais uma que mostra que ainda existe muito a ser explorado no mercado de busca em termos de “experiência do usuário”.

Neste sentido, o Bing vem adotando a tática de crescer nas brechas do Google.

Veja também: Yahoo! News e o jornalismo de indexação

Uma resposta para “Resultados melhores ou mais rápidos nas buscas?”.

  1. Na realidade eu acho que o Bing pode arriscar mais do que o Google e esta certo nas suas tentativas, o próprio Bing é uma tentativa. Vejo que o Google inova em de seus sites e plataformas, porém é muito relutante em mexer no buscador que é seu principal produto e "não pode" para não se sujeitar a grandes erros e acho correto isso.

    Já o Bing tem que arriscar e quem sabe encontrar uma nova fórmula/método que atraia mais usuários, esta tentando correr atrás.

    É basicamente a briga da Coca-Cola e da Pepsi. A Pespi mudou 15 vezes sua logo, já a Coca-Cola nunca alterou a sua. Vejo que as duas estão certas, a Pepsi corre atrás e tem que mudar e Coca-Cola administra a primeira posição com poucas mudanças.

    Abraços,

    Curtir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *