Realizar aquisições para se diversificar – e, assim, reforçar o seu crescimento e aumentar a sua visibilidade – quase sempre fez parte da estratégia da Google, mas, desta vez, a empresa foi além.
Em menos de um ano, a Google fez 26 aquisições. De startups de vídeo a de busca semântica, em destaque as voltadas a “social games”.
A última compra foi anunciada neste final de semana. A startup Angstro, focada em informações personalizadas em redes sociais.
Tais aquisições eram meio que esperadas pelo mercado. Em setembro de 2009, Eric Schmidt, diretor geral da Google, disse que a empresa faria pelo menos uma aquisição a cada mês.
Com as compras, veio o lançamento do Google Voice Gmail que permite fazer ligações telefônicas via Gmail. Ou seja, ligações a baixo custo. Agora, a Google tem a possibilidade de levar efetivamente a tecnologia VoIP para o “mercado de massa”.
Tanto as aquisições quanto o serviço de voz no Gmail reforçam duas coisas.
– Gmail vem se tornando a plataforma para lançamento de produtos da Google. Google Buzz, Google Voice, Google Talk – todos foram lançados junto ao serviço de email da Google. Ao que tudo indica, o Gmail está se tornando a porta de entrada para outros produtos da Google, assim como as bolsas são o “produto de introdução” para diversas marcas de roupas.
– A Google é uma das empresas em voga que mais vê a internet como um todo. Explora a capacidade de a internet ser uma plataforma que possibilita múltiplos formatos de comunicação, desenvolve produtos, cujo acesso pode ser feito de qualquer dispositivo (ou seja, explora uma das principais caratcterísticas da internet – ser device agnostic). E, claro, vem comprando algo que será importante para o seu futuro e a deixará em vantagem – infraestrutura de internet.
Veja também: Google Biotech
Crédito da foto: rwentechaney

Deixe uma resposta para Tiago Dória Weblog » Blog Archive » Gráfico mostra onda inédita de aquisições da Google Cancelar resposta