Enquanto pessoas sem qualquer experiência ou formação na área de negócios afirmam que nenhum sistema de pagamento por conteúdo funciona na web, a Google está desenvolvendo um sistema de cobrança de conteúdo para publicações online.
A informação foi confirmada recentemente pelo La Repubblica e o WSJ.
No ano passado, o Nieman Lab, ligado à Universidade de Harvard, já tinha adiantado que a Google enviara à Associação de Jornais dos Estados Unidos uma proposta para a criação de uma tecnologia de pagamentos para jornais.
A Google parte do pressuposto de que parte das ideias de paywall não deram certo porque foram mal executadas. Cada site adotava um sistema, você era obrigado a fazer vários cadastros e a digitar diversas vezes o número do cartão de crédito. Facilidade não era o foco.
A intenção é que o sistema da Google (por enquanto, batizado de Newspass) seja único. Funcione em vários sites ao mesmo tempo tanto para micropagamentos quanto para assinaturas. Seja necessário apenas um cadastro com a digitação do número do cartão uma única vez.
Além disso, o sistema seria bem simples, parecido com o da iTunes. Você poderia comprar um artigo apenas com um clique (A ideia de micropagamentos existe há um bom tempo, mas a Apple, por meio da iTunes, foi a que melhor soube executá-la na web).
Interessante essa suposta movimentação da Google. Parece que algumas empresas expoentes do que ficou conhecido como Web 2.0 estão começando a sair do lugar comum e a entender que não é necessário criar ou esperar por um novo e mágico modelo de receita para a internet. Diversos modelos funcionarão ao mesmo tempo, de forma semelhante ao que acontece em outras plataformas, um mix entre serviços subsidiados por publicidade, assinaturas e micropagamentos.
Veja também: Gratuito é bem melhor, mas o pago tem a sua chance
Crédito da foto: Carbon NYC

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