Uma coisa interessante é ver o quanto algumas tecnologias, ao cair nas mãos dos usuários, tomam um rumo um pouco ou muito diferente do que pretendiam os seus criadores.
Quem imaginaria que o YouTube se transformaria em um importante player no mercado de música? Ou ainda que o iPhone se tornaria um player de games, chegando a concorrer com o Nintendo DS e o PSP?
Um exemplo é o Flickr, que surgiu a partir de uma função em um jogo online. Ao cair no gosto de autores de blogs, o site de fotos acabou se transformando em um enorme banco de imagens universal e gratuito para diversos blogs.
Outro “recente uso” é como uma espécie de guia de viagens. Antes de viajar, a pessoa faz uma busca no Flickr para saber quais são os monumentos, os lugares mais populares e atraentes para visitar. Eu mesmo tenho o costume de dar uma olhada no Flickr antes de ir a uma cidade ou país.
De olho nessa utilização, pesquisadores do Yahoo!, que controla o site de fotos, fizeram um estudo sobre o uso do Flickr como guia para viagens.
Com base nos dados do site – palavras-chaves, data de postagem, informação geolocalizada, fotos mais populares – seria possível ter uma funcionalidade para montar itinerários, com sugestões de lugares para visitar. Um pdf bem completo sobre a pesquisa foi publicado.
Por enquanto, o Yahoo! não tem planos de inserir essa função de “guia de viagens” no Flickr.
De qualquer forma, a API é pública para quem quiser tentar fazer algo parecido.
Veja também: Fundador do Flickr volta às origens

Deixe um comentário