O Yahoo! News vai abraçar de vez o que é chamado de jornalismo de indexação – conceito de indexação e produção de conteúdo jornalístico pautada por dados de uso de sistemas de busca, como lista de termos mais buscados.
Na resenha do livro Click, de Bill Tancer, eu havia comentado sobre isso:
“Em vez da ‘concorrência fez isso’, ‘o assessor de imprensa me mandou tal release’ ou o ‘editor viu um negócio interessante não sei onde’, uma reunião de pauta também poderia ser guiada por esses dados (de busca). Uma crescente busca por um termo pode indicar o interesse do público por um determinado assunto, que vale a pena investir na cobertura”.
É basicamente isso o que o Yahoo! News vai fazer.
Estratégia que, diga-se de passagem, é utilizada há um bom tempo por alguns autores de blogs e portais de notícias mais recentes, como o Huffington Post. Eu mesmo já utilizei tal dinâmica para escrever posts como Veoh abandona Brasil e bloqueia usuários brasileiros.
Além disso, a NYTimes Company, que controla o jornal de mesmo nome, possui o site About.com, que trabalha com essa ideia de indexação há bastante tempo.
A diferença é que o Yahoo! promete ter “algoritmos mais potentes” para fazer tal coisa.
Segundo o NYTimes, nesta terça-feira, o Yahoo! News colocará no ar o blog de notícias Upshot, que será inteiramente pautado pela lista de termos buscados.
O mesmo NYTimes exagera e dá a entender que isso é uma “democratização” do jornalismo (não são mais os editores que determinam o que é importante).
Para mim, está mais para um produto tentando aumentar o tráfego vindo dos sistemas de busca. Um tipo de tráfego importante, mas que, é preciso ter em mente, não gera muita fidelidade, a pessoa entra em seu site, fica menos de um minuto e, bem provável, demora a retornar. É bem diferente de “criar audiência” – ter pessoas que sempre entram em seu site (muitas vezes tráfego direto), passam um bom tempo e depois retornam várias vezes.
O tráfego na internet é formado por um mix de várias fontes que, geralmente, são trabalhadas em conjunto – tráfego direto, vindo dos mecanismos de busca, via API, proveniente de redes sociais, blogs e microblogs etc. O Yahoo!, no caso, vai se focar um pouco mais em uma fonte.
Veja também: Histórias escondidas nas buscas
Crédito da foto: Clevercupcakes

Deixe uma resposta para Thiago Rocha Cancelar resposta